Últimas Notícias

img4

Goioerê – IDR-Paraná e Prefeitura realizam a 4ª Caminhada Internacional na Natureza

 

Foi realizada em 05 de dezembro, a 4ª Caminhada de Goioerê, com a participação de mais de 500 (quinhentas pessoas) entre lideranças, profissionais liberais e públicos em geral, representantes de 22 municípios do estado Paraná. Os participantes foram recebidos com farto café colonial, servido no espaço da comunidade Água Branca do Cascalho, pela equipe da  comunidade. Na sequência, o prefeito Betinho Lima deu as boas vindas aos participantes e os caminhantes presentes foram convidados a realizar o alongamento de aquecimento orientado pelo um profissional de educação física. Iniciada a caminhada e conduzido pelo uma pessoa guia, os caminhantes durante o percurso de 11 km puderam apreciar as belezas naturais do local, passando por trilhas na mata as margens do rio Ribeirão Água Branca com suas cachoeiras, passando propriedades rurais, chácara de lazer, atividades econômicas agropecuárias.

O evento foi organizado por funcionários da prefeitura, moradores da comunidade Água Branca e IDR-Paraná seguindo protocolo do Covid 19.

O Prefeito Betinho Lima, comentou na abertura “É uma satisfação recebermos pessoas de vários municípios, é um privilégio realizar a primeira caminhada na natureza do calendário de 2021 e sendo a última caminhada do ano”. Finalizando sua fala, prefeito parabenizou toda a sua equipe de secretariados, as pessoas da comunidade e a equipe do IDR-Paraná pela parceria.

O percurso contou com 04 pontos de apoio com equipes da Secretaria de Saúde, água, frutas e monitoramento através de rádios comunicadores visando a segurança dos caminhantes. O trajeto da caminhada terminou na localidade na Comunidade Água Branca, aonde os caminhantes que concluíam o percurso eram novamente recepcionados, partir das 12h00min foi servido almoço típico colonial bem como, na comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar o que torna o evento extremamente importante para os municípios que cada vez mais tem buscado o apoio do IDR-Paraná para levar o evento até sua comunidade.

Os caminhantes elogiaram os atrativos do circuito, segurança, a beleza dos locais visitados, a recepção da comunidade e a comissão organizadora, comentaram que pretende retornar nos próximos anos.

Os eventos de “Caminhadas Internacional da Natureza” integra o projeto de Turismo Rural do Paraná, que terá 20 circuitos previstos em comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) durante o ano de 2022. Entre os objetivos, a Caminhada na Natureza visa estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável, agregação de valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos caminhantes e interação do público urbano com o rural. Cada caminhada tem o percurso médio de 10 a 14 quilômetros.

Fonte - Instituto de desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater – unidade de extensão rural de Goioerê – Fone:(44)3522-3864 – e-mail – goioere@idr.pr.gov.br

 

 







Postar um comentário

0 Comentários