Últimas Notícias

img4

Celebração dos 10 anos do Programa A União Faz a Vida em Rancho Alegre D’Oeste (PR) reúne a comunidade

 

Parceria produziu muitos frutos com gosto de cidadania e cooperação

O Programa A União Faz a Vida completou 10 anos de atividades em Rancho Alegre D’Oeste (PR) e reuniu a comunidade local para a celebração. O evento foi realizado na última terça-feira (30).A união entre o poder público, a secretaria de educação e o Sicredi para a implantação do PUFV na cidade teve início em março de 2011. A partir daí, professores e estudantes começaram uma nova jornada no processo de ensino e aprendizagem. “Foi um desafio iniciar esse novo jeito de ensinar. Na época, ganhei muitas experiências novas como professora”, comenta a secretária de educação do município, Beatriz Pereira Bernal, que atuava como coordenadora local do programa.

Além do valor agregado aos professores, os alunos viveram momentos únicos, o que hoje reflete em escolhas alinhadas em uma vivência mais cidadã. “Os projetos tornavam as aulas mais divertidas e participativa. Ao longo do tempo, podemos perceber que dá para fazer diferente sempre”, explica Ester Gonçalves, que, no ano da implantação, era estudante.

Se professores e alunos descobriam novas formas de ensinar e aprender, a comunidade passou a fazer parte de forma efetiva e afetiva da vida escolar. As famílias se aproximaram e se juntaram a outros apoiadores locais, das mais diversas atividades e auxiliaram na formação das turmas. “Quando eu fui convidado a ir para a escola ajudar meus netos, foi o maior presente do mundo. Fiquei por perto ao longo dos anos”, lembra o produtor rural Manoel Lúcio Pepece, apoiador dos projetos.

Enfim, celebrar esses 10 anos de cooperação e cidadania foi um momento mais que importante. Para que tudo fosse possível, a turma da quinta série aceitou o desafio de investigar como foi esse processo e contou por meio de um poema. “No princípio pensei que fosse muito difícil, mas nós percebemos que a cooperação faz parte da vida de quem mora aqui. Assim ficou bem mais fácil e foi incrível trabalhar com esse tema”, opina o professor Marcelo Santos Lima.

Se para a comunidade local esses anos foram marcantes, para a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP fica a gratidão pela parceria em busca de cidadãos mais cooperativos. “A celebração de hoje só aconteceu porque os professores e estudantes disseram sim. Fica a gratidão da cooperativa por estarem conosco nesta jornada. Parabéns a todos”, finaliza o presidente, Jaime Basso. O PUFV é o principal programa de educação do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Porque gente que pergunta, cresce!

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SPA Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 33 anos de história, mais de 177 mil associados e 96 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).Sobre o SicrediO Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados e no Distrito Federal, com mais de 2100 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Patricia Monte

Assessora de Comunicação e Marketing






Postar um comentário

0 Comentários