Últimas Notícias

img4

FRUTICULTURA COMO ALTERNATIVA DE DIVERSIFICAÇÃO NA PEQUENA PROPRIEDADE

 


Na última sexta-feira (26/11/2021), treze produtores da agricultura familiar do município de Luiziana fizeram uma visita no município de Corumbataí do Sul para conhecer um pouco do cultivo da amora do gênero Rubus, bem como a comercialização da fruta, que é realizada com a cooperativa Cooaprocor, localizada no mesmo município.

A propriedade visitada é conduzida pelo Sr. Nelson e seu filho, Robson Derber de Castro. No sitio da família são cultivados 400 pés da amora, numa área de 800 m², onde se tem uma expectativa produção está em torno de 1.200 kg da fruta. O produtor ainda conta em sua propriedade com plantio de uva e Sericicultura (bicho da seda). 

O extensionista do IDR-PR de Araruna, Darwin Caleff Ramos, salienta a importância da diversificação na pequena propriedade. “A diversificação da propriedade é muito importante, notadamente na propriedade familiar, onde muitas vezes está descapitalizada, uma vez que o produtor não fica contando com receita de uma atividade somente e em se tratando de cultivo agrícola, sujeito a frustração de produção e variação de preços, com mais de uma atividade, os riscos são minimizados, acredito que a visita vai render “bons frutos” para o município de Luiziana” concluiu. 

Após a visita na propriedade, o grupo conheceu as instalações da cooperativa Cooaprocor, onde foram recepcionados pelo presidente, Olavo Aparecido Luciano. “A COAPROCOR atua no mercado com venda de fruta in natura, polpas de frutas congeladas, sementes de frutas e folhas, além de insumos para o cooperado”. 

Já Eliézer Tierling, extensionista do IDR-PR de Araruna destaca a importância da cooperativa, não só para o município, mas também de outros municípios onde tem atuação, recebendo a produção, processando e comercializando os produtos dos produtores da agricultura familiar. “É difícil um pequeno produtor sozinho atingir vários mercados”. 

Fonte: IDR-PR/Araruna – Fone (44) 3562 1225 - e-mail: araruna@idr.pr.gov.br
















 


Postar um comentário

0 Comentários