Últimas Notícias

img4

Barbosa Ferraz - IDR-Paraná e prefeitura entregam equipamentos do programa inclusão produtiva solidária

 

Em Barbosa Ferraz, na manhã de sábado (20), produtores rurais da Comunidade Irmã Dorothy receberam equipamentos adquiridos através do Programa Inclusão Produtiva Solidária.  Foram R$ 48 mil investidos no município beneficiando mais de 30 famílias da agricultura familiar.

A atividade produtiva apoiada (produção de leite) recebeu um resfriador de leite com capacidade 2000 litros, e um triturador de forrageiro para produção de silagem. Com os investimentos, os produtores passam a planejar melhor sua produção, a exemplo das pastagens que sofrem com as adversidades climáticas (seca e frio), prejudicando drasticamente o volume leite produzido; soma-se a isso as dificuldades para o correto armazenamento do produto, que por vezes é descartado devido a interrupções na coleta pelo caminhão dos laticínios.

O programa gerou muitos benefícios para a comunidade, ouviu suas necessidades, dos produtores que, com a devida orientação da equipe técnica do IDR-Paraná, construíram o caminho (ações/objetivo) em busca de uma melhor produção. “Para nós da comunidade foi uma grande conquista quanto ao resfriador, que vai ajudar as famílias que precisam entregar seu leite com segurança; e a ensiladeira que vai contribuir com a alimentação do gado. Graças a ensiladeira poderemos fazer silagem para o nosso gado que é tão prejudicado com o inverno. Nós da comunidade só temos a agradecer pelo projeto e agora temos a esperança de um futuro prospero para todos, pois este projeto vai beneficiar 33 famílias, muito obrigada”, disse Marcia Aparecida da Silva, produtora.

Para os extensionistas do IDR-Paraná, Marcos Brito e Marcelo Agenciano, os equipamentos darão o apoio necessário com a produção de comida para o gado leiteiro, buscando manter a nutrição do rebanho e consequente estabilidade na produção. Com a conservação do leite (resfriamento), reduzirá a quantidade de leite desclassificado por acidez, possibilitando a coleta em dias alternados (pode ocorrer até de três em três dias), mantendo o leite com boa qualidade e maior volume produzido. É um processo onde todos ganham, produtores e laticínios, pois reduz custos com transportes, tornando mais atrativo a parceria entre laticínios e produtores.

A entrega dos equipamentos ocorreu na sede da Comunidade Irmã Dorothy e contou com a presença do prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, da vice prefeita Lucinette Sanches, dos vereadores Welington Felix, Vânora Buim e Sérgio Bahia, e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, Marcílio Pinto Barbosa.

O Projeto Inclusão Produtiva Solidária é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, SEAB e IDR-Paraná, Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz através da Secretaria da Agricultura e Meio ambiente e Ação Social.

 

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná - instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater, de Barbosa Ferraz.







Postar um comentário

0 Comentários