Últimas Notícias

img4

Associação de agricultores de Barbosa Ferraz recebe implementos agrícolas do Coopera Paraná

 

Por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, o Governo do Estado lançou o Projeto Coopera Paraná em 2019 com o intuito de fortalecer financeiramente Associações e Cooperativas da agricultura familiar. Esse objetivo começou a ser alcançado no mês de outubro deste ano, quando no município de Barbosa Ferraz foi entregue um trator 105 cv traçado e uma carreta agrícola basculante com capacidade para 6 toneladas, para AP5B (Associação dos Produtores Rurais dos Bairros do Baixadão, Vila Rica, Ortiguinha, Santa Rosa e Água do Bandeira).


E hoje, 16 de novembro, no mesmo município, foram entregues os demais itens aprovados no projeto da mesma associação: uma enfardadeira que recolhe, prensa, amarra os fardos, um ancinho enleirador/espalhador e uma segadeira com sistema de disco de corte, os quais beneficiarão as mais de 20 famílias pertencentes á Associação.


A entrega contou com a presença da Vice-Prefeita Lucinette Sanches, dos vereadores Fabrício de Sá e Vanora de Andrade, do Chefe Regional da SEAB João Ricardo Rissardo, também da SEAB Adevansir Lins, do gerente Regional do IDR-Paraná Jairo Quadros, entre outros.


O Projeto foi elaborado pela equipe local do IDR – Paraná através dos extensionistas Marcos Brito e Marcelo Agenciano e contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, IDR-Paraná e SEAB de Campo Mourão e Contabilidade Gambaro. Segundo Agenciano “As associações de produtores rurais têm vontade e demanda para crescer, mas falta um apoio a eles, é justamente isso que o Programa faz ao trazer esse maquinário que interfere diretamente na rotina dos agricultores, apoiando o crescimento e consolidação das associações, assim sendo, estamos fazendo uma agricultura forte e como boa parte do PIB do Paraná provém da agricultura, consequentemente estamos fazendo um Estado mais forte”, lembrou Agenciano.


Para o Presidente da Associação, o agricultor Mauro Bento, “Esses implementos são importantes para os pequenos agricultores, pois muitos não conseguiriam comprar um trator ou pagar hora particular, agradeço o IDR pela atenção e apoio e também a Secretaria Municipal de Agricultura pelo empenho de todos; é uma grande conquista para todos receberem um trator desse tamanho, agradeço muito à vocês pelo empenho em correr atrás de documentação, fazer projeto; não tendo hora, não tendo dia que vocês não tivessem brigado por este projeto, então agradeço a todos de coração”.


A associação contempla 5 comunidades rurais do município, a qual produz grãos e cerca de 550 mil litros de leite por ano, comercializados nos laticínios da região, portanto o recebimento dos implementos irá facilitar o trabalho nas propriedades, desde o plantio dos grãos, passando pelo corte da silagem e todo processo de produção de volumosos para a alimentação animal na propriedade.


Além dos equipamentos agrícolas recebidos pela Associação, este projeto é importante porque confirma a importância de os agricultores estarem organizados em associações, pois assim serão mais fortes e competitivos.

 

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná-Iapar/Emater de Barbosa Ferraz.








Postar um comentário

1 Comentários

  1. Valeu para mim, pois, além de tomar conhecimento do que está acontecendo em nosso município, dei uma aula de PONTUAÇÕES para meus alunos.

    ResponderExcluir