Últimas Notícias

img4

Reuniões na região levam informações de políticas públicas e programas de governo no apoio aos municípios

 

A unidade regional do Idr-Paraná- instituto de desenvolvimento rural do Paraná-Iapar/Emater através do gerente regional de extensão rural Jairo Martins de Quadros tem realizado reuniões na região levando informações de políticas públicas e programas de governo, bem como apresentando o Plano de trabalho integrado e o termo de cooperação assinado ente a instituição e os municípios.

A participação tem muito boa, apesar dos convites serem dirigidos a prefeitos, vereadores, secretários e lideranças rurais que irão repassar adiante as informações recebidas sobre programas em andamento como estradas da integração, coopera Paraná, renova Paraná,  e projetos de fruticultura, sericicultura, olericultura, habitação rural e outros. Outras reuniões estarão sendo agendadas nos próximos dias, para levar as informações a toda região.

Em 20/10, foi realizado em Campina da Lagoa, na câmara de vereadores, com a presença de representantes do IDR-Paraná, Banco do Brasil, Sicredi, sindicato rural, sindicato dos trabalhadores, vereadores, secretários municipais, feira do produtor, lideranças rurais e o chefe do núcleo da Seab de Campo Mourão João Ricardo Barbosa Rissardo.

Os participantes foram recebidos pelo presidente da câmara Renato e a secretária de agricultura Danielli, que explicaram os objetivos da reunião e reforçaram a importância do plano de trabalho integrado para o desenvolvimento local.

O gerente do Idr-Paraná, iniciou apresentando o perfil da realidade municipal na agropecuária, comentou da importância da organização rural das comunidade e produtores para que os programas e políticas públicas cheguem a mais beneficiários, comentou programas em andamento e que já beneficiaram produtores locais, e alguns que ainda podem ser aplicados no município, com ênfase no banco do agricultor e renova Paraná.

Foram apresentados o plano de trabalho integrado e o termo de cooperação celebrado recentemente com prioridade nos projetos de pecuária leiteira, sericicultura, olericultura, agroindústria, com reforço na capacitação e assistência os produtores nas cadeias produtivas, bem como o compromisso do Idr e da secretaria de agricultura de apresentar ao poder executivo e legislativo quadrimestralmente os resultados das ações executadas e possíveis ajustes necessários para atingir os objetivos propostos.

Outro tema tratado na reunião pelo agrônomo da Adapar João Paulo, foi a legislação referente ao controle das formigas cortadeiras, que são um grande problema na região e município, ficou ajustado a organização de um grupo técnico para organizar as ações juntamente com cooperativas, Idr, Seab, Adapar, prefeitura e produtores, com protocolos de compromissos e ações a serem realizadas.

Encerrando a reunião João Ricardo da Seab comentou sobre as vinculadas da secretaria estadual de agricultura e seus departamentos de apoio, falou ainda dos programas de governo e valores aplicados no município.

Todas as informações foram repassadas também via Rádio Mais Fm, no programa do meio dia do Fábio Ribeiro e Ruderson Ricardo com a participação do IDR e Seab.

Fonte- unidade regional de extensão rural do Idr-Paraná de Campo Mourão.

Fotos - Ivan D.F. Pereira e Ruderson Ricardo.













Postar um comentário

0 Comentários