Últimas Notícias

img4

IDR - Paraná incentiva a adoção do sistema Integração Lavoura/Pecuária na bovinocultura de corte em Moreira Sales

 

            O sistema Integração Lavoura / Pecuária (ILP) tem como principal diferença propiciar ao produtor rural uma maior produção com a diversificação de explorações numa mesma área, de maneira econômica, social e ambientalmente sustentável.

            O produtor Lairton Berti Garcia, através da assistência técnica do IDR-Paraná de Moreira Sales, vem utilizando esse sistema a 4 anos, tendo já 3 safras avaliadas. Sua propriedade, com área de 76 hectares, caracterizada por solos de textura arenosa, sempre enfrentava dificuldades no período do inverno, devido a baixa oferta de alimentos aos animais, acarretando a necessidade de venda de animais e dificuldades na retenção de matrizes, detalhe bastante importante para o sistema em que trabalha, ou seja, criação de bezerros.

Através do acompanhamento do extensionista local, Zootecnista Fernando Alves, as áreas de lavouras que eram deixadas em pousio no inverno, deram espaço ao Capim Braquiária, geralmente implantado de forma solteira, mas em algumas áreas também sendo consorciada com o milho safrinha; esta forrageira serve de alimentação aos animais para esse período do ano, fazendo com que as áreas de pastagens perenes permaneçam em descanso ate o preparo para o plantio da soja.

A propriedade é utilizada como unidade de referência para um grupo de 15 produtores e os resultados do acompanhamento são utilizados para divulgação e incentivo a novos produtores que desejam aderir as novas tecnologias, por apresentar bons números, tanto na lavoura como na pecuária.

“A partir da adoção desse sistema, percebi minha produtividade na agricultura melhorar, mesmo em anos com condições climáticas não favoráveis. Com o gado não precisei mais vender animais para aliviar os pastos, pelo contrário, tenho pasto sobrando no inverno e consigo reter mais fêmeas para matrizes, aumentando o rebanho” relata o produtor.

Através do planejamento forrageiro da propriedade, considerando não apenas a parte pecuária, mas também as áreas de lavouras, por utilizarmos o sistema ILP (integração Lavoura Pecuária), após o plantio da soja já definimos as áreas que trabalharemos milho, milho + braquiária ou apenas braquiária na 2ª Safra, de acordo com o rebanho, preço do milho e áreas com invasoras a serem controladas. Com a estratégia de implantar talhões em consórcio ou não, temos as áreas onde a braquiária solteira fornece pastagem ainda no final do outono, geralmente após 50 dias de plantio em anos com condições climáticas adequadas. Nestas áreas realizamos o acompanhamento da produção de massa de forragem através de amostras e correlacionando com a altura da pastagem. A divisão em piquetes utilizando a cerca elétrica facilita muito o manejo da pastagem e proporciona um melhor aproveitamento de área.

Os talhões que são implantados em consórcio milho+braquiária fazem a segunda etapa do planejamento. Após a colheita do milho os animais entram na área e pastejam a sobra do milho e a braquiária que estava ali estacionada devido ao sombreamento do milho e que agora consegue dar sequência na emissão de perfilho. Dessa forma os animais são sequestrados das áreas de pastagens perenes no final do outono e só retornam para as mesmas no finalzinho do inverno, quando as áreas de integração precisam ser dessecadas para dar início ao plantio de uma nova safra de soja. Esta área permanece com grande volume de resíduos de cobertura proveniente das folhas, talos e raízes do capim, além das fezes e urina dos animais que pastejaram o local, propiciando um bom desenvolvimento da soja, especialmente em épocas de estiagem.

            O biênio 2020 / 2021 vem sendo marcado por uma grande estiagem em nosso estado, afetando praticamente todos os setores agropecuários. Vários produtores tiveram problemas com a germinação das braquiárias para o sistema de integração, afetando em grande parte a oferta de volumoso e posteriormente o sistema de plantio direto com boa cobertura de palhada. Contudo, ainda assim é vantajoso em comparação ao antigo sistema de pousio, mostrando-se uma ótima alternativa de manejo sustentável do solo e viabilidade econômica das atividades agropecuárias.

Fonte: Unidade de extensão rural do instituto de desenvolvimento rural do Paraná IDR- Paraná-Iapar/Emater de Moreira Sales.

 









            



Postar um comentário

0 Comentários