Últimas Notícias

img4

Barbosa Ferraz realiza curso de manejo avançado para a apicultura

 


Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, SENAR, Sindicato Rural de Barbosa Ferraz e IDR-Paraná finalizou neste sábado, 02, o curso de Apicultura II - produção de rainhas e própolis, com 40 horas/aula de treinamento buscando melhorar o desempenho da atividade apícola, agregar valor à produção e gerar mais renda na atividade.

A criação de abelhas (apicultura) é uma atividade lucrativa e a sua exploração comercial está ligada a produção mel, pólen, geleia real e própolis, não exige dedicação exclusiva permitindo ao apicultor desenvolver outras atividades, não exige grandes áreas para sua exploração, não polui nem destrói o meio ambiente e pode ser praticada pelo pequeno produtor rural.

Para organizar o setor será constituída uma associação de apicultores e construída a Casa do Mel, com equipamentos industriais novos adquiridos pelo município. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, o município possui cerca de 30 apicultores, e que juntos produzem 27 toneladas ao ano e movimentam mais de R$ 290 mil por safra. Atualmente, o mel é vendido a R$ 15 o quilo/indústria.

 O curso abordou desde biologia, fisiologia, manejo e divisão de colmeias, métodos mais eficientes de produção de própolis, multiplicação de exames de modo a buscar altas produtividades de mel, além dos segredos necessários para a produção e substituição das Abelhas Rainhas.

Sebastião Luiz de Campos Ramos, um dos participantes do curso, disse que “o treinamento foi muito importante, pois com a técnica do método da puxada natural vou produzir rainhas no próprio apiário”. Ramos ainda comentou que o método proporciona as condições necessárias de influenciar o comportamento produtivo da colmeia e consequentemente melhorar geneticamente suas abelhas”, concluiu.

Para o extensionista do IDR-Paraná, Marcos Brito, “A apicultura representa uma possibilidade real de negócios e de inclusão social buscando diversificar atividades, gerar renda, mesmo para quem dispõem de poucos recursos, além disso as abelhas polinizam várias espécies de plantas, pois além de produzirem alimentos ricos em nutrientes a exemplo do mel e própolis, “elas reproduzem a vida no planeta” concluiu.

O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcílio Pinto Barbosa, estiveram na abertura dos trabalhos. Miliossi falou aos participantes que para obter sucesso na atividade, o produtor precisa encarar a atividade como um negócio, e que o perfil de quem procura um dos cursos de apicultura são agricultores que querem diversificar atividades no campo, ou que já tem apiários e querem aprender mais para melhorar sua produção. “A capacitação é o primeiro passo a ser dado, pois queremos ser um dos grandes produtores de mel no Estado e assim atrair novos consumidores e parceiros, até mesmo parceiros internacionais. Mas isto exige investimentos e o município está pronto para apoiá-los”.

As atividades ocorreram na propriedade do senhor Sebastião Luiz de Campos Ramos, localizada no Bairro Ortiguinha em Barbosa Ferraz.  A condução do curso ficou a cargo do instrutor do SENAR-PR, Professor Ramon Poncer Martins.

 

Fonte - Unidade de extensão rural do Instituto de desenvolvimento rural do Paraná-IDR-Paraná- Iapar/Emater.










Postar um comentário

0 Comentários