Últimas Notícias

img4

Roncador- Produtores rurais são beneficiados com o programa “Trator Solidário”

 


            Produtores rurais das cidades de Roncador e Mato Rico receberam nesta semana dois tratores New Holland adquiridos pelo programa do Governo do Paraná “Trator Solidário”. Os projetos foram elaborados pela unidade de extensão rural do Instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater, ou  IDR-Paraná de Roncador. Foram beneficiados com as máquinas o produtor Pedro Kalinovski, de Roncador produtor de leite 11,06 há e soja, que veio ao idr realizar a pré proposta, foi aprovado e hoje obteve a conquista, relata o mesmo que será muito importante para os trabalhos na propriedade, produção de forragens anuais e cultivo de grãos, o mesmo necessitava de pagar a associação de moradores os serviços agora poderá realizar sozinho, e aumentara o seu desempenho maximizando seus lucros, outro produtor que recebeu o trator foi José Rogério Amorin, produtor de soja do município de Mato Rico.

Segundo o extensionista Messias Kalinoski, os tratores vão reduzir a penosidade dos trabalhos, melhorar as tarefas cotidianas do pequeno produtor, proporcionando eficiência produtiva.“Pelo programa o Estado retira o ICMS do trator. De cerca de 192 mil, o valor caiu para 153 mil, uma redução de aproximadamente 30%”, destacou Kalinoski.

            Desde a implantação do projeto, 12 tratores já foram entregues pelo programa “Trator Solidário” em Roncador, gerando mais conforto e qualidade de vida ao pequeno agricultor, além de tratores, o programa financia outras máquinas e equipamentos, que beneficiam as cadeias produtivas como a pecuária leiteira, gerando renda mensal e fazendo a economia girar.

Os interessados devem procurar o IDR-Paraná, onde os técnicos podem orientá-los sobre quais maquinários, fábricas e instituições financeiras estão disponíveis para fazer contratação no momento, ainda com a taxa de juros do Plano Safra vigente, de 4,5% ao ano.

            No ano passado, o programa financiou no estado cerca de R$ 71,7 milhões: foram 624 tratores, 13 colhedoras e quatro pulverizadores - entre equipamentos entregues e em processo de faturamento pela fábrica.

O Trator Solidário atende a pequenos agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com renda bruta anual de até R$ 500 mil oriunda da atividade agrícola.

            Os produtores inscritos no Trator Solidário recebem orientação nas unidades de extensão rural do IDR-Paraná distribuídas em todo estado, que funcionam como um ponto de apoio para esclarecer dúvidas e enviar a pré-propostas para Curitiba, onde é submetida à aprovação de um comitê, antes da elaboração do projeto.

                       

Fonte- Walter Pereira- Tribuna do interior/Campo Mourão.- Via Jairo Martins de Quadros 





Postar um comentário

0 Comentários