Últimas Notícias

IDR Paraná e prefeitura de Roncador iniciam o Projeto Inclusão Produtiva Solidária: Mulheres da Confecção

 


O projeto Inclusão Produtiva, integra o Programa Família Paranaense/Nossa Gente Paraná ação do Governo do Estado do Paraná de promoção de atividades de inclusão produtiva para o enfrentamento da pobreza das famílias em situação de vulnerabilidade social residentes no meio rural. Em Roncador, o projeto é executado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná) em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município.


O projeto Inclusão Produtiva Solidária visa a implantação de projetos produtivos coletivos, isto é, envolvendo três ou mais famílias, o formato de trabalho coletivo otimiza a aplicação de recursos e esforços, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, a geração de renda e o estímulo ao empreendedorismo rural.


O projeto está sendo implantado no distrito de Alto São João e será desenvolvido por um grupo formado por 9 mulheres, que escolheram a atividade de corte e costura com a implantação de uma confecção, a proposta tem como objetivo gerar renda para o grupo de mulheres que encontram-se em vulnerabilidade social, principalmente pela falta de trabalho e renda.


Para apoio às atividades produtivas, cada família participante do projeto produtivo coletivo receberá um recurso financeiro, conforme o necessário para atingir o objetivo do projeto, os recursos recebidos individualmente serão reunidos e utilizados de forma coletiva para aquisição de itens para a confecção, de acordo com o especificado anteriormente no projeto produtivo coletivo.


Como forma de capacitação está sendo tratado temas pertinentes ao trabalho em grupo, bem como outros específicos da atividade que será desenvolvida, neste mês de agosto foram tratados temas sobre empreendedorismo e Aspectos do Mercado da Confecção e Comercialização, posteriormente será realizada a capacitação técnica prática em corte e costura.


Para a implantação do projeto será destinado recurso financeiro pelo Estado do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além disso, contará com o apoio da prefeitura para a reforma de um espaço físico para a implantação da confecção.


Segundo Marinalva de Oliveira, extensionista do IDR-Paraná, a parceria estabelecida e os recursos deste importante projeto, vão agregar valor e renda para as famílias com melhoria na qualidade de vida e resgate da autoestima das participantes do grupo.


Fonte - Unidade de extensão rural do IDR - Paraná de Roncador.












 

 




Postar um comentário

0 Comentários