Últimas Notícias

img4

Cachorro morre após ser jogado pelo seu tutor contra o chão em Roncador - PR, suspeito está desaparecido

Um morador de Roncador - PR foi denunciado à Polícia Militar por maus tratos a animal após causar a morte do seu próprio cão. O denunciante procurou a PM informando que o acusado teria abandonado um cachorro embaixo de um tanque. Além disso, antes teria jogado o animal no chão com ‘toda força’.

(c) - Este é o cão que morreu após ser agredido e abandonado pelo seu tutor.

O denunciante informou ainda aos policiais que logo após o ato de maus tratos contra o bicho foi verificar o animal e percebeu que ele estava bastante ferido, gemendo bastante. O cachorro foi socorrido. Porém antes de chegar ao veterinário morreu. 

A identificação do suspeito foi relatada em Boletim de Ocorrência para que sejam tomadas as devidas providências.

Lei Sanção

Animais vivendo em locais inapropriados e repletos de sujeira, acorrentados ou aprisionados em espaços muito pequenos, sem água e comida, machucados ou mutilados. Estes são alguns exemplos de maus tratos e que se enquadram na Lei 14.064/20, também conhecida como Lei Sansão, sancionada em 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para prática de abuso e maus tratos, além de multa e proibição da guarda.

A lei cria um item específico para cães e gatos, aumentando as penas para quem maltratar estes animais. 

Esta Lei 14.064/20 foi uma alteração da Lei de crimes ambientais, que é a Lei 9605/98, que agora passa a incluir um capítulo sobre cães e gatos.

O crime passa a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, a novidade do projeto. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano, além de multa.

A pena de reclusão da nova lei prevê cumprimento em estabelecimentos mais rígidos, como presídios de segurança média ou máxima. O regime de cumprimento de reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com, pelo menos, um cachorro e mais 11,5 milhões com algum gato.

Por que Lei Sansão?

Essa Lei foi batizada de Lei Sansão, por causa do cachorro pitbull Sansão, de 2 anos, teve as duas patas traseiras decepadas no bairro Capim Seco, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG.

Foi de uma monstruosidade sem tamanho essa maldade perpetrada por pessoas sem o mínimo de compaixão, pois, que amordaçaram o animal com arame farpado e deceparam suas duas patas traseiras com uma foice.


Fonte: BO - PM, Internet e Tribuna do Interior - www.tribunadointerior.com.br (Walter Pereira) 

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR

Postar um comentário

0 Comentários