Últimas Notícias

Barbosa Ferraz comemora a semana do Meio Ambiente com plantio de árvores


Pequenas atitudes diárias fazem toda a diferença, é assim várias ações são executadas na preservação e conservação ambiental do município e, em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz realizou - no último dia 02 - o plantio de 22 mudas das espécies Canelinha e Brinco-de-índio no entorno da Arena Multiuso Esportiva José Rolzão, localizada na Vila Bento, as quais passarão a compor a arborização do lugar, de forma a vir a  propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves e melhorar a qualidade de vida das pessoas que frequentam o local para a prática de esporte, lazer e entretenimento.

O plantio de árvores é de suma importância, pois elas (árvores) auxiliam na purificação e umidade do ar, por meio da captura/troca de gases tóxicos (gás carbono), devolvendo oxigênio à atmosfera, além fornecer sombra, alimentos e outros benefícios. “O planeta pede por socorro”, e a semana do Meio Ambiente é o momento ideal para chamar a atenção da sociedade e levar a discussão sobre os impactos negativos causados pelas ações dos seres humanos.

O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, Marcílio Pinto Barbosa, disse que a ação realizada (plantio árvores) busca propiciar melhor conforto térmico, abrigo e proteção para pássaros além de melhorar a aparência visual do ambiente. Para ele, o trabalho em parceria com as instituições e a sociedade civil organizada, tem possibilitado a execução de várias ações no município, entre elas a recuperação de áreas degradadas, recuperação de matas ciliares e a conservação de nascentes, levando qualidade de vida para muitas famílias, estimulando a reflexão quanto a importância da preservação e conservações dos recursos naturais.

Para Marcos Brito, extensionista do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz, ao estimular pequenas atitudes no cotidiano das pessoas, como reutilizar, reaproveitar e reciclar tudo que for possível, bem como reduzir o consumo de água e energia elétrica, comprar apenas o necessário, são formas de contribuir com o meio ambiente. Para ele, a semana do Meio Ambiente tem o objetivo de contribuir para a formação da consciência da população em relação às causas ambientais buscando a participação mais efetiva e próxima da sociedade, concluiu.

Durante a semana outras atividades ligadas ao meio ambiente estarão acontecendo no município. A ação é realizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, e contou com o apoio da Secretaria de Obras, de membros do Conselho Desenvolvimento Rural e Sustentável de Barbosa Ferraz e do IDR-Paraná.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná- instituto de desenvolvimento rural do Paraná-Iapar/Emater de Barbosa Ferraz.









 

Postar um comentário

0 Comentários