Últimas Notícias

115 animais (cães e gatos) de Ubiratã - PR serão castrados gratuitamente pelo Estado em julho e, receberão microchip individual

Esteve em Ubiratã - PR a médica Veterinária e Assessora Técnica do Programa de Castração da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Girlene Jacob, para falar da vinda do programa ao município no mês de julho.

(c) - Foto - SEDEST

O programa conta com uma equipe permanente de esterilização de cães e gatos, que nos dias 26 e 27 de julho vão castrar 115 animais em Ubiratã. Cada animal receberá um microchip individual após procedimento operatório. A castração evita as ninhadas indesejáveis, mais suscetíveis ao abandono e, a proliferação de zoonoses.

O responsável pela Divisão de Agricultura, Aimoré Pereira de Carvalho, explica que as castrações vão atender a demanda existente no município. “Temos uma situação de muitos animais nas ruas. Temos também animais que possuem donos e tem lares, mas que seus donos pedem a castração e com isso só aumenta o volume de animais na fila para castração. Esse programa do Estado em Ubiratã vai nos trazer um grande alívio”, pontua Aimoré.

Em um primeiro momento serão atendidas as famílias cadastradas para o programa, sendo que esse cadastro pode ser feito na Divisão de Agricultura (no lago municipal) ou na APAUB – Associação Protetora dos Animais de Ubiratã - para se cadastrar. Além disso, serão castrados animais de rua acompanhados pela APAUB.

O presidente do Legislativo, Edmund Behrend, que participou da reunião com a médica veterinária, destaca que esse programa busca traz um leque diversificado de benefícios para o município, buscando equilíbrio entre a saúde humana, animal e o meio ambiente.

Além do Aimoré Carvalho e do vereador Edmund Behrend, participaram da reunião com a médica Girlene Jacob, o Chefe de Gabinete, Geraldo José dos Santos; o vereador Emerson Geinho e a integrante da APAUB, Meire Regina Mello Souza.

Em tempo: Roncador também aguarda a chegada desse projeto do governo do Estado. Temos muitos animais aguardando a castração, animais estes principalmente cuidados por protetores individuais e também pela APASLA - Associação de Proteção aos Animais São Lázaro, entidade regularmente criada em 2013 e com Utilidade Pública Municipal desde 2014.

Fonte: Portal O Vale - www.portalovale.com.br.

Matéria complementada e postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR

Postar um comentário

0 Comentários