Últimas Notícias

Associação de caprinocultores de Roncador realiza venda de caprinos

 


A associação dos caprinocultores de Roncador ACOFCAN realizou nesta quarta feira (05 de maio) a segunda venda de caprinos do município pela associação de forma coletiva. Foram 48 animais no carregamento que irão para o abate em São José do Cedro, Santa Catarina, de acordo com o comprador toda a carne proveniente dos caprinos é vendida para outras regiões do estado, principalmente região litorânea e capital Catarinense.

A caprinocultura bem como a ovinocultura tem crescido no município, à aproximadamente três anos a ACOFCAN Associação Faxinal Cancan iniciou a busca por capacitação junto ao SENAR – PR e após a realização do curso de Criação e Manejo de Caprinos alguns produtores iniciaram as atividades com a criação de caprinos no município.

De lá para cá a atividade só tem expandido, com o apoio do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR/EMATER) foram adquiridos reprodutores caprinos da Raça Boer provenientes do Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Ovino e Caprinocultura da SEAB advindos do polo do IDR de Pato Branco. Com isso houve uma melhora significativa no desempenho produtivo dos animais, redução no tempo de terminação e melhor rendimento e acabamento de carcaça elevando de forma significativa a qualidade dos animais criados no município.

Os animais comercializados no dia de hoje, são resultado desse cruzamento dos reprodutores com as matrizes que os produtores tinham em suas propriedades, “é notável a diferença no desempenho e na rapidez para ganharem peso” relatam os produtores, comparando os animais sem raça definida que possuiam com esses animais de linhagem Boer.

É importante salientar que esse resultado impacta diretamente na lucratividade para os caprinocultores, não somente a melhora genética dos seus animais, como também na melhoria no manejo de sua criação e na comercialização da produção, os produtores tem contado com o apoio e assistência técnica do IDR-Paraná que busca na diversificação de atividades na propriedade uma das possibilidades de aumento de renda, melhoria na qualidade de vida e  permanência do produtor no campo.

Para que a comercialização ocorresse houve um esforço conjunto por parte de diversos agentes, inicialmente contou com o apoio da Cooperativa CAPRIVIR de Virmond onde foi realizada a primeira venda em conjunto, produtores e diretoria da ACOFCAN, IDR - PR, Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, Prefeitura Municipal de Roncador através da Secretaria Municipal da Agricultura e Frigorífico Bisol.

 

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR/EMATER) de Roncador.

 

 


            












Postar um comentário

0 Comentários