Últimas Notícias

img4

A Hidroponia como Opção de Cultivo de Hortaliças

 


O cultivo hidropônico é uma técnica de cultivo de vegetais, sem o uso de solo ou de substrato, substituídos por uma solução, onde estão presentes todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas – no caso, as hortaliças. A tecnologia é utilizada em maior escala na produção de alface, tomate, pimentão, pepino, morango, melão, plantas ornamentais, medicinais e aromáticas.

Desde o final de 2014 o produtor Roberto Ramos de Souza, do município de Goioerê, tem investido no cultivo hidropônico, especialmente de alface. Outras hortaliças como almeirão, salsinha e agrião também são cultivadas em menor escala.

Apesar de todos os problemas climáticos enfrentados pelo setor de hortaliças em 2020, como a estiagem e fortes chuvas em alguns períodos, além da pandemia causada pelo coronavírus, o produtor continua investindo em infraestrutura e conhecimento nesta técnica alternativa de cultivo. Desde que começou a trabalhar com hidroponia, Roberto já aumentou quatro vezes o tamanho da estufa e o número de bancadas. Segundo o produtor, investir em hidroponia tem retorno garantido.

É importante ressaltar que a atividade vem sendo amplamente financiada pelo PRONAF – Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar, tanto para investimento quanto para custeio da produção. A mão de obra na propriedade é estritamente familiar, com tarefas divididas entre Roberto, a esposa e o filho.

A esposa de Roberto, Rosangela Silva de Souza enfatiza, que para trabalhar com a hidroponia, tem que ser muito criterioso e observador, já que para garantir a qualidade dos produtos, os cuidados com a horta são mais específicos, pois qualquer erro na utilização de insumos pode determinar perdas na cultura, especialmente da alface, que tem ciclo muito curto de produção. Rosangela destaca ainda que uma das principais vantagens do cultivo hidropônico é a regularidade da produção, pois quase nenhuma verdura é perdida.

A comercialização da produção é realizada através de diversos canais, com entregas concentradas para os supermercados do município. Entrega também para os programas institucionais PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional da Alimentação Escolar.

Com esforço e dedicação a família de Roberto colhe resultados que melhoraram muito a qualidade de vida deles na propriedade. A troca de veículo, a reforma da residência e os estudos do filho só foram possíveis graças ao cultivo de alface no sistema de hidroponia.

 

Fonte: Unidade de extensão rural IDR – Paraná de Goioerê - Pr









Postar um comentário

0 Comentários