Últimas Notícias

img4

Campina da Lagoa tem primeiro produtor de tomate orgânico com certificação

 


O Agricultor Familiar Benedito Cláudio dos Santos, da comunidade timburi, município de Campina da Lagoa, é o primeiro produtor do município com certificação da Genesis para produção de tomate orgânico. 

O produtor iniciou a fase de conversão no ano passado, obtendo neste ano o certificado de produtor orgânico. Benedito relata que é de uma família com forte atuação em horticultura, e decidiu então trabalhar com a produção de hortaliças dentro do sistema de produção orgânica, sem uso de agrotóxicos, e tendo como principal cultura o tomate. 

Benedito Cláudio conta que teve dificuldades no período de conversão, até porque a área de 6000 metros quadrados, que agora está certificada, encontrava-se bem degradada quando iniciou o processo, passando a trabalhar intensivamente no seu manejo, com adoção das normas técnicas de produção orgânica proposto  no Plano de Manejo Orgânico, aprovado pela certificadora. Com uma produção estritamente familiar, começou na semana passada a colheita de tomate em 600 plantas da cultivar Pay-Pay em uma estufa, e destinou, no dia 13, 350 klg de tomate orgânico para compor Kits de alimentação da merenda escolar organizada pela prefeitura municipal,  e vem mantendo contatos com supermercados e Feira do Produtor para comercializar parte da sua produção. 

Benedito relata a existência de desafios como  logística e baixa disponibilidade de produtos comerciais com registro para o manejo de pragas e doenças no sistema orgânico, muitas vezes tendo de recorrer ao uso de caldas e preparados biodinâmicos para esta finalidade. Revela também dificuldades em obter um preço mais atrativo do produto orgânico nos mercados locais, considerando que estes acabam comercializando o produto convencional com preço  bem abaixo do orgânico, mas acredita  que o interesse pelo consumidor pode vir a mudar com a realização de trabalhos de conscientização e busca de outros mercados que priorizam o produto orgânico. 

O produtor ressalta ainda que além do apoio de familiares, destaca bastante o apoio técnico que vem recebendo  do IDR-Paraná no município, onde é assistido pelo Engenheiro Agrônomo Everaldo Andrade De Ávila.




Postar um comentário

2 Comentários

  1. É isso aí Benedito com coragem perseverança e persistência é muito esforço agente sempre alcança. Nosso objetivo parabéns Benedito tudo de bom pra vcs aí blz

    ResponderExcluir