Últimas Notícias

img4

Jovem associado do Sicredi é vencedor do prêmio WYCUP 2020


Vinícius Mattia, associado da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, concorreu com lideranças jovens de todo o mundo no World Council Young Credit Union People e foi o primeiro jovem associado a conquistar o prêmio

O projeto desenvolvido por Vinícius Mattia representou a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP no World Council Young Credit Union People (WYCUP), promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). O brasileiro tornou-se o primeiro jovem associado de uma cooperativa a conquistar tão importante premiação internacional. O movimento já vem sendo realizado há 20 anos, mas esta foi a primeira vez que um associado conquistou a premiação, já que nas edições anteriores os vencedores eram colaboradores de cooperativas. Vinícius venceu a competição mundial que estimula a formação de jovens lideranças e que premia participantes que desenvolveram projetos com potencial de causar influência global no segmento de cooperativismo de crédito. O evento foi realizado de forma virtual nesta quarta-feira (22).

 

Vinícius, de 26 anos, é professor universitário e agrônomo em Palotina (PR). Com o reconhecimento do WYCUP, o jovem ganhou uma bolsa de estudo e será um dos embaixadores que irão representar o programa pelos próximos doze meses, ao lado de Lukasz Nowak, da Polônia, e de Vita Hernandez, dos Estados Unidos. Ao final, os três irão compartilhar as experiências em uma conferência internacional em Glasgow, na Escócia, em 2021.

Para Vinícius, receber esse reconhecimento é motivo de muito orgulho e celebração. “Ser o primeiro jovem associado de uma cooperativa de crédito a vencer o WYCUP é o início de uma grande trajetória como líder. Espero que eu consiga incentivar outros jovens a construírem os seus caminhos com liderança e forte atuação nas comunidades locais. Essa é uma competição com engajamento global, com pessoas do mundo inteiro participando, e ter esse envolvimento com profissionais ligados ao cooperativismo em diferentes lugares e fazendo coisas extraordinárias é um grande incentivo para mim. Agradeço muito a minha cooperativa, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, e a Central PR/SP/RJ por terem acreditado no meu projeto, assim também como o Comitê Jovem e a Prefeitura de Palotina. O meu desejo é de continuar contribuindo com a comunidade e com todo o mundo de forma cooperativa”, frisou.

gerente de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti, destacou o comprometimento de Vinícius em fazer uma sociedade cada vez mais próspera. “É emocionante viver esse momento em que o Vinícius é o primeiro associado do mundo a receber essa conquista, que antes era possível apenas aos colaboradores das cooperativas. Uma experiência única e inesquecível para todos nós. Agradeço ao Vinícius por dizer ‘sim’ ao cooperativismo e pelo seu protagonismo.”

 

Segundo o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso, a sustentabilidade do empreendimento depende dos jovens. “Por meio de iniciativas como essa que incentivamos os jovens a atuarem neste movimento, fazendo a diferença e fomentando a liderança. Para nós do Sicredi, termos em nossa cooperativa pela segunda vez esta premiação (em 2015, o colaborador Leandro Hendges foi premiado com o projeto que implantou ações para atrair jovens), e neste ano o primeiro jovem associado a receber esse prêmio é motivo de muito orgulho. Mais uma colheita das sementinhas que estão sendo plantadas nos movimentos do Comitê Jovem e Comitê Mulher.”   

Desafio 90 dias

Vinícius chamou atenção após participar do “Desafio 90 dias” em 2019. Na ocasião, ele foi encarregado de realizar uma ação de forma voluntária que impactasse a comunidade local. Por meio deste desafio, com o espírito de protagonismo despertado pelo Comitê Jovem e a vontade de ajudar as pessoas, ele idealizou o projeto “Agricultura familiar e alimentos sustentáveis”. O objetivo da iniciativa foi desenvolver ações voltadas ao tema da segurança alimentar e agricultura familiar para diferentes públicos do município.

“Com esse projeto, eu quis evidenciar duas coisas: a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, em especial para as crianças nas escolas, e também como as atitudes dos jovens podem impactar a comunidade local”, recordou.

 

Saiba mais sobre o projeto de Vinícius Mattia no link: https://bit.ly/32O7zlp

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 110 cooperativas do Sicredi, conta com 31 anos de história e mais de 155 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 88 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 36 em São Paulo (
sicredi.com.br/vale-piquiri/).
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,6 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1900 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (
sicredi.com.br).

 

 

Postar um comentário

0 Comentários