Últimas Notícias

img4

IRETAMA COM FOCO NAS PASTAGENS DE INVERNO



O Instituto do desenvolvimento rural do Paraná IAPAR/EMATER do município vem trabalhando no projeto leite em ações com vistas ao fortalecimento da pecuária leiteira local. Uma dessas ações já está surtindo efeitos nas propriedades de produtores que são assistidos pelo instituto, que são as implantações e também o manejo de pastagens de inverno, com materiais melhorados como por exemplo aveia IAPAR preta 61 e a aveia Branca IAPAR 126.

No período de março a agosto existe a sazonalidade produtiva das pastagens está associada tanto às condições climáticas, quanto ao ciclo de crescimento das espécies forrageiras. Em geral, a maioria das pastagens disponíveis na nossa região é composta por espécies de crescimento na estação quente, quando florescem, frutificam e maturam, chegando ao final do verão com estrutura fibrosa, plantas com mais colmos do que folhas, que perdem drasticamente o valor nutritivo. Então com base nisto, existe várias estratégias a serem adotadas pelo produtor, uma delas que está sendo utilizada no município é a utilização de pastagens de aveia com sobressemeadura nos piquetes de tifton e jiggs ou então apenas a aveia com fonte única de forragem.

Segundo o produtor assistido e Unidade de referência do Instituto no município, o Sr. Emerson Rodrigues: “ Os resultados já estão sendo vistos dentro da sala de Ordenha, visto que em apenas 10 dias que as vacas começaram a pastejar na aveia, elas saírem de uma média diária de 13 litros para 16 litros por dia,  isto mostra que temos resultados positivos  graças a assistência do Instituto para orientar a nos produtores”.

Messias Eulampio que é um produtor que entrou no projeto esse ano, falou: “ Ano passado eu fui convidado para uma reunião desse material e fiquei encantado com o resultado, enquanto eu não tinha forragem para os animais, no Emerson tinha sobrando, então hoje estou satisfeito e muito grato por receber assistência do Instituto, e quero evoluir mais”.

“ Fizemos um planejamento com nossos produtores assistidos, cada uma na sua realidade e sistema de produção. Hoje estamos colhendo o resultado com o aumento da produção de leite diário por vaca e menor quantidade de utilização de concentrado, mesmo com essa pandemia, nos do Instituto estamos sempre orientando nossos produtores, pois o agro não para nunca”. Comentou 0 extensionista do Instituto no município de Iretama, Jorge André.

Fonte - unidade local do Instituto do desenvolvimento rural do Paraná IAPAR/EMATER-Iretama-PR







Postar um comentário

0 Comentários