Últimas Notícias

img4

A chuva chegou a Roncador depois de longo período de estiagem

Foram 90 milímetros em menos de três horas e em alguns pontos, até as 14h30 já havia chovido 150 mm.


Após um longo período sem chuvas satisfatórias, na manhã desta sexta-feira 22 de maio, em Roncador choveu forte.

Após 90 dias de estiagem, a chuva trouxe alento, mas em determinados pontos do município causou alguns prejuízos, isso devido ao grande volume de água que caiu em pouco tempo que segundo informações foram 90  milímetros das 07 às 10h.

O técnico agropecuário do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater), Messias Kalinoski, percorreu algumas propriedades para levantar se houve estragos. De acordo com o técnico, foram atingidas lavouras de trigo, aveia, e azevem, que tinham sido semeadas recentemente, por um lado as chuvas que caíram vão ajudar na recuperação das pastagens e outras culturas de inverno e ao mesmo tempo causou alguns prejuízos, mas segundo ele, é feita a conscientização para que os agricultores façam a preservação realizando implantação de terraços nas propriedades para evitar erosões, destaca. “É muito importante o plantio direto, pois ele, evita também a erosão, sempre incentivamos esta prática, pois assim evitaremos prejuízos sempre que acontecerem chuvas torrenciais”, garante Messias Kalinoski.


Vale destacar que em várias propriedades do município, muitos agricultores já estavam sem água para os animais e que, o grande volume de chuvas vai ajudar a melhorar o lençol freático, sendo que até o momento 14h30, já choveram 150 mm em alguns pontos do município, informa Kalinoski. 


Fotos e informações: Messias Kalinoski 















Postar um comentário

0 Comentários