Milhões de
alunos estão fora das salas de aula em todo o país, e especialista da
Unicesumar dá dicas para ajudar os profissionais que precisam se adaptar à modalidade
de ensino a distância
Do dia para a
noite, a pandemia provocada pela Covid-19 fez com que novos hábitos fossem
adotados por toda a população mundial. Para evitar a propagação do vírus, o confinamento
preventivo em casa criou uma intersecção na trajetória das modalidades de
ensino. No Brasil, o Ministério da Educação publicou uma portaria (343) que
autoriza “em caráter excepcional” a substituição de aulas presenciais por aulas
do modelo de educação a distância (EAD) que utilizem tecnologia de informação e
comunicação remota para cursos em andamento.
O isolamento
afastou perto de 1,5 milhão de alunos das escolas. Nas universidades, o número
é ainda maior. Em alguns casos, as aulas foram suspensas e, em outros, migradas
para outra modalidade. Segundo a head
de graduação da EAD Unicesumar, Márcia de Souza, muitos precisaram se adaptar
ao esquema de home office e iniciou
uma corrida contra o tempo para as instituições que não dispunham de ferramentas
e plataformas on-line. “A educação 4.0 exige muito dos professores e das
organizações. É um novo mindset para
quem atuava apenas com recursos presenciais. Agora, a sala de aula está no
celular, no tablet e no computador, transportando o professor para essas telas
e fazendo com que ele utilize novos meios para repassar o conteúdo e tirar as
dúvidas dos alunos”, explica.
Porém, de
acordo com a professora, a EAD ainda é a solução que melhor se encaixa à
realidade atual, seja para oferecer novas possibilidades de aprendizagem ou
para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela lei. “A
flexibilidade dos diversos meios de transmissão de conteúdo - vídeos, textos,
aplicativos, jogos -, acabam beneficiando o processo de aprendizagem e ainda possibilitam
que, mesmo estando em casa, os estudantes deem continuidade aos estudos, sem
perder a interação com alunos e colegas”.
Para Márcia,
os professores exigem muito que os alunos pesquisem, que se aprofundem nos
conteúdos e que absorvam toda a bagagem. Agora, o desafio é lançado também
sobre os docentes. “E como fazer nesses momentos em que a sala fica vazia e o
professor continua atuando? Acabamos nos movendo por meio do desafio do saber.
Somos convidados a nos reinventar, seja pela educação 4.0 ou seja pelo momento
em que as famílias estão dentro dos seus lares”.
Com o objetivo
de ajudar os docentes nesse processo em que os projetos de vida precisam
continuar ativos e as pessoas precisam seguir aprendendo, a head preparou algumas dicas para migrar do ensino presencial para
a EAD. Confira.
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Busque
ferramentas que auxiliem no processo. O Google oferece alguns aplicativos como
o Classroom e o Hangouts, que
permitem o compartilhamento do conteúdo e o encontro com os alunos. O melhor:
está disponível para qualquer um que tenha conta na plataforma.
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Tenha
vontade de aprender. A sua sala de aula nunca mais será a mesma, pois o momento
deixará impactos no nosso modo de vida. Use da motivação para encontrar
recursos digitais e se sentir seguro com sua escolha. Você vai precisar
estudar, perguntar para amigos, pesquisar e até criar seu próprio roteiro.
·
Reinvente-se
e seja resiliente. Buscar novas maneiras e formatos ensinam durante o processo.
Nem tudo dará certo na primeira tentativa. Caso isso aconteça, não desista e tente
novamente. Converse com outros profissionais, troque experiências e encontre o
melhor formato para você.
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Forme
uma rede de apoio e troca de experiências. Se você já utiliza recursos ou
conhece aplicativos que podem ajudar outros professores, compartilhe. Ao
estabelecer uma rede, aparecem diversas possibilidades que podem ser testadas e
exploradas por todos. Troque experiências e materiais, inspire outras pessoas
que estão vivendo o mesmo que você.
·
Tenha
paciência. As aulas on-line não são iguais as presenciais. A forma de interagir
com a câmera e com os alunos, por meio de chats ou fóruns, é diferente. É
preciso estar aberto para novos formatos e se adaptar a eles.
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Procure
estabelecer horários específicos e mantenha uma rotina. Isso facilitará a
interação com os alunos durante as aulas e, especialmente, auxiliará no ajuste
e preparo dos novos conteúdos e aulas.
Informações
e entrevistas:
Danieli
Crevelaro - Assessoria de imprensa EAD Unicesumar
(44)
9 8837 3377
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