Últimas Notícias

img4

Investimento qualificado gera bons frutos para agricultores familiares de Janiópolis

         Postado por Itma A. Iszczuk


Mario e Valdirene exploram, em uma propriedade de 6 hectares, a bovinocultura de leite e a olericultura, devido ao tamanho da propriedade, a obtenção de renda era difícil, mas a dedicação dos produtores, a adoção de novas práticas de produção e a orientação dos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná fizeram a produtividade saltar em quantidade e qualidade, melhorando a agregação de valor e renda na propriedade.


Até 2019, a produção de hortaliças era sazonal, concentrada nos meses de Abril a Setembro, quando a temperatura era mais amena, a irrigação era feita manualmente, demandando aproximadamente três horas de trabalho todos os dias.

Com a assistência técnica contínua o casal de agricultores decidiu acessar o crédito, optou por fazer um projeto de investimento na produção de hortaliças, através de Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o casal instalou na propriedade um telado, utilizando tela de sombreamento vermelha (35% de sombreamento) e um sistema de irrigação por aspersão no sistema produtivo.

O Pronaf é uma política pública de crédito rural para promover o desenvolvimento da agricultura familiar. 

O financiamento de R$8.000,00 foi formalizado no Banco do Brasil, pela linha Pronaf  Mais Alimentos, com taxa de juros subsidiada de 3,0% ao ano para sistemas de irrigação e cultivo protegido e prazo de até 10 anos para quitar. 

A qualificação do crédito rural é a garantia de que o empreendimento será bem-sucedido.


Nos últimos meses os agricultores começaram a colher os frutos do investimento, a estrutura de sombreamento permitiu um aumento de 30% na produtividade durante os meses mais quentes. 

Além do aumento na produtividade, a estrutura permitiu um ganho em qualidade, uma vez que as plantas ficaram mais tenras e com melhor aspecto visual, o que levou a um aumento na demanda.


A instalação do sistema de irrigação também tem auxiliado no ganho em produtividade e qualidade. 

Sob orientação dos extensionistas do Instituto, o casal aplica a quantidade adequada de água, em momentos precisos.

O tempo que antes era gasto com a irrigação, agora é usado para preparar mais áreas, para melhorar o manejo de doenças e pragas, e para preparar o produto para a comercialização.


O casal já pensa em melhorar e diversificar a produção e fazer novos investimentos, segundo eles o trabalho ficou menos penoso e melhorou muito a qualidade de vida no meio rural, sobra tempo para outras atividades e melhor convívio com a família e a comunidade.


Fonte- unidade local do Instituto de desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater





















Postar um comentário

0 Comentários