Últimas Notícias

img4

Giro Técnico na Cultura da Soja

                                   Postado por Itma A. Iszczuk


O Instituto EMATER regional de Campo Mourão em parceria com a EMBRAPA Soja, realizou na data de 04/12/2019 na propriedade rural do Produtor Roberto Bukowski, na Comunidade Aguá da Fartura em Farol, um giro técnico sobre a cultura da soja.


Com a organização do evento feita pelo extensionista local Eduardo Campos Barbosa, o objetivo do evento foi apresentar aos participantes a importância do Manejo Integrado de Pragas e Doenças – MIP/MID, e a Fixação Biológica de Nitrogênio por meio da coinoculação da soja e o Manejo de Solo e Água.


No decorrer do evento foi trabalhado a questão do Manejo Integrado de pragas, onde o mesmo visa que os produtores rurais assistidos pela Emater façam o monitoramento da lavoura semanalmente com pano de batida, com intuito de mensurar a quantidade de praga existente na lavoura para serem atingidos os níveis de controle ideais determinados pela pesquisa para fazer o controle.


O tema ferrugem da Soja, foi outro assunto bastante abordado na reunião, pois se trata de uma questão bastante polêmica pelos agricultores, com isso a Emater e a Embrapa realiza estes eventos para levar a informação técnica até o produtor rural, com resultados de coletores instalados na região sojicola do estado pela Emater e acompanhada pela mesma na leitura de lâminas para possível identificação da doença e recomendação de manejo aos produtores atendidos.


Estiveram no giro técnico cerca de 43 participantes, entre eles técnicos de instituições públicas e privadas e produtores rurais de Farol, Boa Esperança, Janiópolis, Goioerê e Quarto Centenário.

Fonte - unidade local Emater de Farol







Postar um comentário

0 Comentários