Últimas Notícias

img4

Ubiratã - Evento busca qualificação de agroindústrias



O município possui solos de boa fertilidade e clima subtropical, com boa pluviosidade (chuvas)   e por isso se presta à produção de diversas culturas e criações, oferecendo oportunidades para os agricultores familiares, na diversificação de atividades e explorações, buscando melhoria de renda e qualidade de vida no meio rural, considerando estas potencialidades foi incentivado a agroindustralização com o objetivo de beneficiar, transformar e industrializar a produção seguindo procedimentos legais e organizar canais de comercialização, com produção diversificada.

Nas agroindústrias um dos principais insumos e a água de qualidade, mas quando não tratada pode trazer vários riscos a saúde humana, pode ser um dos principais meios de disseminação de doenças. Fontes protegidas, tratamento adequado, cuidados com armazenamento e boa distribuição garante a quem tem acesso, oferta de bons alimentos e saúde.

Visando a melhoria da qualidade da água o Instituto Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Campar e Prefeitura, promoveram uma Oficina sobre o tratamento da água na propriedade rural, com a participação de produtores de Ubiratã, Campina da Lagoa e Roncador, nessa quinta-feira (03/10/2019), O extensionista Alcedir Biesdorf, da Emater de Cascavel, falou do abastecimento, capitação, proteção de fontes d’água, bem como sobre as contaminações que podem ocorrer e orientando para o tratamento da água para uso no meio Rural.

A extensionista Carol Marques da Silva, da Emater de Cascavel, expôs aos produtores os tipos de equipamentos que podem ser utilizado para efetuar o tratamento da água. Trouxe para discussão o uso de cloradores, como um clorador produzido pela indústria e um clorador feito com peças e tubos de pvc, que tem custo inferior, mas com a mesma eficácia. Para as agroindústrias instaladas no meio rural, muitas vezes, o produtor(a) rural, investe e produz matéria-prima de qualidade, mas acaba que os contaminantes de uma água não tratada pode comprometer o produto ou a qualidade do produto final. A água tratada não só serve para consumo humano, mas para vários usos como limpeza de utensílios, equipamentos, instalações e também entra na produção direta dos produtos.

A presença de produtores de vários seguimentos como, hortaliças, leite junto com produtores que tem agroindústria, tem um só objetivo, a qualidade da água para seus múltiplos usos. Um produtor com água tratada possibilita uma boa limpeza de equipamento, instalações, utensílios, assim tendo a produção de produtos isentos de contaminações.

O Equipamento apresentado pela Emater é de fácil instalação, fácil construção e com valor acessível. Garantir o bom uso da água da produção de alimentos é um compromisso de todos nós, as mais informações sobre o uso de clorador no tratamento de água e sua confecção, podem ser obtidas nos escritório da Emater de seu município.

Fonte - Unidade local Emater de Ubiratã.







Postar um comentário

0 Comentários