Últimas Notícias

img4

Panificação em Barbosa Ferraz: Emater, Senar e prefeitura promovem curso



Nos dias 06 e 07 de agosto de 2019, ocorreu na Escola Municipal de Atividades Complementares Professor José Arno Turke, em Barbosa Ferraz, o Curso de Produção Artesanal de Alimentos - Panificação. O evento contou com 15 participantes, sendo produtores(as) da agricultura familiar e colaboradores ligados às instituições como a APAE, Lar dos Idosos e Secretarias Municipais da Educação e Ação Social de Barbosa Ferraz.

O curso oferece capacitação com carga horária de 16 horas tendo como objetivo promover o aprendizado às famílias de produtores e trabalhadores rurais possibilitando a geração de renda, por meio da produção artesanal, seguindo as orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene.

A instrutora do SENAR, Tecnóloga em Alimentos Cleidimar Rocha de Oliveira, conduziu o grupo nesses dois dias e iniciou o curso abordando a parte teórica, explicando receitas, o uso adequado da quantidade de ingredientes, seu aproveitamento e o material a ser utilizado durante o preparo. “Mostramos a forma correta de produzi-los de maneira que sejam viáveis economicamente para serem comercializados ou consumidos pela própria família”, observou Oliveira.

Durante o curso os participantes conheceram e aplicaram técnicas de boas práticas de higiene, entenderam os benefícios gerados para saúde e os ganhos em qualidade para a produção. Aprenderam deliciosas receitas e produziram  pães: hambúrguer integral de milho verde,  de mandioca para celíacos, de alho e ervas, de queijo, sírio. Também pizza com massa integral, cuca alemã, patês, esfirras, chipas, grissinis, sonhos recheados, panetones, chocotones e café cremoso.

Para Marcos Brito, do Instituto EMATER, “O pequeno produtor precisa reinventar-se sempre e a culinária pode se tornar uma ótima fonte de renda, proporcionando a inclusão social e fortalecendo a segurança alimentar e nutricional das famílias da agricultura familiar”.
A participante Rosália de Souza Cruz, 56 anos, está emocionada com o curso de panificação. Para ela, os ensinamentos permitirão diversificar os produtos e gerar renda para a família. Cruz  é uma das beneficiárias do Projeto Renda Agricultor Familiar do Programa Família Paranaense acompanhadas pelo EMATER e está se preparando para iniciar a atividade na produção de panificados. “A realização do curso coincidiu com o término da construção do espaço que abrigará minha cozinha que tão logo produzirá meus pães”, concluiu.

No encerramento, esteve presente o Prefeito Municipal de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, que agradeceu a presença e o empenho de todos e terminou seu discurso dizendo que o desejo da administração municipal é profissionalizar os grupos comunitários para desenvolver a agroindústria familiar no município e pra que isso ocorra de forma satisfatória é necessário ter boas parcerias como essa que permitiu qualificar e promover a família rural. O evento contou ainda com o apoio do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcílio Pinto Barbosa, e do Presidente do Sindicato Rural de Barbosa Ferraz, Pacífico de Sante, que se colocaram à disposição dos produtores para auxiliarem em suas demandas.  

A realização é uma parceria Emater e Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz, com o apoio  do Sindicato Rural de Barbosa Ferraz, Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Educação,  CRAS e SENAR.



Fonte - Instituto Emater – Unidade municipal de Barbosa Ferraz – Fone:(44)3275-1644 – e-mail – barbosaferraz@emater.pr.gov.br








Postar um comentário

0 Comentários