Últimas Notícias

img4

Meningite: Não há motivos para pânico!



         Nesta sexta-feira 22 de março, foi realizada na Câmara de Vereadores de Roncador, uma reunião técnica sobre meningite, um grande número de pessoas se fizeram presentes representado a saúde, comércio, colégios, escolas, cooperativas, igrejas entre outras entidades. A reunião contou com a presença das representantes da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, a Farmacêutica Ariadne Vieira Pepino e a Enfermeira Anne Kulik, que falaram sobre o assunto.

         As profissionais destacaram a grande preocupação da população em relação a meningite, a qual acomete por bactérias viral ou fúngica, além de discorrer sobre a doença, a enfermeira Anne Kulik afirma que não há motivos para pânico e citou uma retrospectiva que é a seguinte: Em 2017 houve na região 36 casos, em 2018 – 39 casos e neste ano até o momento apenas 04 casos, o que deixa os responsáveis pela epidemiologia regional mais tranquilos, explicou Anne.

A Farmacêutica Ariadne Viera Pepino, falou sobre os números e deu vários exemplos sobre as prevenções que devem ser tomadas principalmente nessa época do ano que começa a esfriar, sendo alguns exemplos muito simples como: Lavar as mãos casa bem ventilada e arejada, Lavagem de mãos, evitar ambientes aglomerados/fechados, evitar compartilhamento de objetos (copos, garrafas, canudos, talheres) e manter os cuidados ao tossir e espirrar, entre outras maneiras de se prevenir. “É importância que todos mantenham as carteirinhas de vacinação em dia, pois, além da Meningo C, existem outras vacinas do calendário nacional de imunização, que protegem contra os tipos mais comuns de meningite”, completou Ariadne.

         Os presentes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas que até então eram desconhecidas e se mostraram satisfeitos com a explanação realizada pelas profissionais de saúde.

         A Secretária de Saúde do Município de Roncador Simone Gonçalves, satisfeita com a participação dos munícipes alertou para os cuidados necessários para a prevenção e afirma que as equipes de saúde estão atentas e preparadas para agirem caso necessário.







Postar um comentário

0 Comentários