Últimas Notícias

img4

Iretama - Emater incentiva a conservação de forragem através da ensilagem



O Município de Iretama situa-se na Região Centro Ocidental Paranaense, possui área territorial de 57.045 hectares, destes 22.000 há aproximadamente esta ocupados com pastagens nativas e cultivadas, possui mais de 700 agricultores familiares sendo que mais de 400 são produtores de leite que juntos plantaram 367 há de milho para silagem.  (Dados realidade Municipal 2018)

Buscando levar informações e recomendações relacionadas ao tema o Instituto Emater e a prefeitura através da secretaria municipal de agricultura e Agro União Ltda, realizaram uma reunião na propriedade do Sr.Emerson Rodrigues da Silva, na comunidade do Muquilão.

A ensilagem é um dos métodos de conservação mais utilizados no estado do Paraná para garantir o suprimento de alimentos durante o período do inverno. É um processo muito antigo e utilizado para a conservação de forragens, baseado na fermentação dos açucares da planta e acidificação (redução do pH ) A manutenção da qualidade da silagem nos silos depende da manutenção da estabilidade do Ph e da preservação da vedação dos silos.

Nesse evento os produtores receberam informações sobre as técnicas de ensilagem em todas as etapas, desde o ponto ideal de colheita, qualidade e tamanho do material, compactação e também como reduzir as perdas em todo o processo.

Segundo o produtor, Clovis Paiano Alves: “Depois das recomendações apresentadas hoje, vai prestar mais atenção nas etapas para fazer o silo para reduzir as perdas, para ver se no final a silagem fica mais barata”.  

O projeto leite e prioritário para atendimento pelos profissionais lotados na unidade local do Emater por ser a fonte principal de renda da agricultura familiar no município.

Fonte – Instituto Emater - unidade  municipal de Iretama – Fone: (44) 3573-1261 – e-mail – iretama@emater.pr.gov.br

Apoio – Área de comunicação eventos e marketing – unidade regional de Campo Mourão.





Postar um comentário

0 Comentários