Últimas Notícias

img4

Emater de Farol orienta proteção de nascente com solo cimento



A equipe municipal do Instituto EMATER de Farol, na região de Campo Mourão, orientou a proteção de uma grande nascente com a técnica do solo cimento na propriedade do Sr. Izael Nantes, tradicional agricultor familiar deste município, esta nascente abastece esta família com água potável e também um produtor vizinho, sendo as duas famílias assistidas e orientadas pelo Instituto.

Após a análise da água de poço da propriedade descobriu-se que estava fora dos padrões mínimos de qualidade, devido a contaminações. Houve a necessidade de buscar alternativa de fonte de água, onde se estudou a utilização desta nascente, sendo usado a tecnologia para lacrar e a canalização das fontes para um recipiente de armazenamento primário, de onde segue até as residências.

Depois de lavados, os dutos foram tratados com produtos a base de cloro, sendo a água conduzida por gravidade até as 02 sedes das propriedades. Com o trabalho desenvolvido resolveu-se o problema da baixa qualidade da água nas duas propriedades.

A ação também tem um objetivo ambiental, o de proteger um recurso natural tão importante para a sociedade e para a sustentabilidade dos sistemas produtivos, demais produtores interessados devem se dirigir a unidade local do Emater.

Fonte: Unidade local Emater de Farol – (44)3563-1219






Postar um comentário

0 Comentários