Últimas Notícias

img4

Roncador realiza dia de campo sobre planejamento forrageiro



     O município possui aproximadamente 385 agricultores familiares conforme perfil da realidade municipal sendo que 50% deles se utilizam do leite como alternativa de renda mensal, com uma produção de 12.000 litros/leite/dia, gerando 600 mil reais mês ao comercio local, como é uma importante fonte de renda principalmente para agricultura familiar, o projeto leite e prioridade nas ações da unidade local do Emater, que inclusive concluiu com êxito uma chamada publica nesta atividade.

     Dando sequência aos eventos grupais que atingem maior público e divulgam nos tecnologias buscando melhoria na qualidade, maior produtividade e sustentabilidade da atividade o Instituto Emater realizou nesta quinta-feira, dia 06 de setembro, um dia de campo, no sitio São Paulo propriedade da senhora Amelia Liss Kosteski situada, com recursos do pró-rural, com objetivo de capacitar  os agricultores familiares em forragens de inverno, planejamento forrageiro e informações sobre a retificação do CAR (Cadastro Ambiental Rural).

No verão as pastagens são encontradas em abundancia, no inverno as pastagens são escassas, e se bem conduzidas e manejadas dão resultado rentável e econômico para o produtor rural.

Uma das baterias foi conduzida pelo técnico agrícola Jairo Luiz Brietzke, da unidade local do Emater de Cândido de Abreu, que abordou sobre as principais cultivares de inverno com ciclo longo e curto, detalhando características nutricionais e produtivas.
Já o Zootecnista Fernando Alves, da unidade local do Emater de Moreira Sales, apresentou o tema planejamento forrageiro, com recomendações de práticas a serem implementadas para evitar redução de produtividade e perdas nos próximos invernos.

Outro tema que foi tratado pelo responsável local do Emater Messias Kalinoski, foi a retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), tema de real importância para o meio rural.

Os Mais de 50 produtores participantes e técnicos puderam interagir e debater os temas tratados e espera-se melhoria na condução do planejamento forrageiro, com aumento na produtividade e melhoria na renda mesmo em períodos de inverno.
Fonte- unidade local Emater de Roncador.

Apoio- Thales Henrique Fernandes de Quadros- unidade local de Campina da Lagoa.





Postar um comentário

0 Comentários