Últimas Notícias

img4

Prefeituras podem efetuar depósitos na Cooperativa Sicredi

Em Assembleia Geral Extraordinária a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP aprova operações para captação de recursos municipais de Prefeituras. 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu as regras para que as Cooperativas de Crédito, possam receber depósitos de Prefeituras Municipais, por meio da Resolução nº 4.659, que regulamenta a Lei Complementar nº 161, de 4 de janeiro de 2018.
Dentre as regras estabelecidas pela Resolução, como: manter títulos públicos federais no montante de recursos captados que excederem a garantia prestada pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Requerimentos de governança corporativa para as cooperativas que captam recursos municipais e disciplina na forma de cálculo da garantia proporcionada pelo FGCoop. Umas das regras mais importantes é a aprovação em Assembleia Geral da Cooperativa, esses relacionamentos e operações com os órgãos municipais, respeitando os princípios do Cooperativismo.
Na noite de ontem, 25/06, em Assembleia Geral Extraordinária ocorrida em Palotina, os Delegados – representantes  dos demais associados, Presidente, Diretores,  Conselheiros de Administração e Fiscais da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP aprovaram de forma unanime o início destas operações.
Jaime Basso, Presidente, comentou sobre o resultado positivo da resolução e das decisões conferidas na Assembleia:

“Acredito que é um importante reconhecimento às cooperativas de crédito, que a partir de agora poderão receber depósitos das prefeituras. Isso fortalece ainda mais as comunidades onde o Sicredi está presente, pois os recursos captados nos municípios serão reinvestidos no próprio local e disponibilizados para o atendimento das demandas dos próprios associados. Agora, com esta aprovação, podemos iniciar as nossas atividades junto as prefeituras municipais e disponibilizar para eles o que temos de melhor, como já fazemos para todos os nossos associados.”

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP é a primeira cooperativa a realizar assembleia para atender as exigências legais na movimentação das prefeituras.

Mais informações sobre o assunto:

- No Brasil, aproximadamente 201 municípios são atendidos apenas pelo Sicredi, uma grande oportunidade de sinergia entre prefeituras dos municípios e Sicredi. No estado do Paraná, cerca de 70 municípios tem a Sicredi como a única instituição financeira.

- Esta operação irá gerar benefícios para todos os envolvidos: cooperativas, que poderão oferecer seus serviços financeiros e proposta diferenciada também aos entes públicos, já que hoje, diversos municípios não contam com Bancos (instituições financeiras tradicionais).

- Recursos que ficam na cidade podem ser reinvestidos na cidade, ou seja, o ciclo virtuoso do cooperativismo é ampliado.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

*Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina,  Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.




Postar um comentário

0 Comentários