Últimas Notícias

img4

Tecnologia no campo: jovens usam o programa Trator Solidário para aquisição de colheitadeira


     O produtor rural busca cada vez mais melhorar e tecnificar a sua propriedade, com isso a extensão rural através do Instituto Emater busca apoiá-lo e orientá-lo nessa etapa, que é de suma importância para o sucesso do agronegócio. O governo do estado, ciente da importância da mecanização no meio rural, criou ha mais de dez anos o programa “Trator solidário”, e o mantém até hoje. O objetivo é facilitar a aquisição de máquinas agrícolas aos agricultores familiares, com subsídio de até 20% em relação ao preço de mercado. Além de tratores, o programa subsidia pulverizadores e colheitadeiras.

    O programa “Trator Solidário” beneficia todos os municípios paranaenses, e entregou mais  de 600 tratores e mais de 50 colhedoras na região da Comcam, a ultima máquina entregue esta  semana, foi em Janiópolis onde os irmãos Saulo e Mateus Marques adquiriram com recursos repassados pelo Banco do Brasil, uma colheitadeira New Holland TC 5070. Os jovens estão na agricultura desde a infância  e seguem orgulhosamente os passos do pai e do avô, sendo nesse caso, um ótimo exemplo de sucessão familiar.

         Assim o programa trator solidário contribui e  incentiva à sucessão familiar, problema muito debatido e trabalhado por todos as entidades ligadas a agropecuária, preocupadas com o envelhecimento do campo.

       Os juros abaixo do mercado, somados à carência do financiamento e o subsídio ofertado pelo estado atraem aqueles que acreditam no potencial da agricultura e optam por tirarem da terra o seu sustento.     Tanto Saulo quanto Mateus são engenheiros agrônomos, e aplicam na propriedade da família o conhecimento adquirido na faculdade.

        Essa foi a primeira colheitadeira entregue em Janiópolis através do programa, segundo os irmãos, “a máquina chegou em excelente hora, pois a colheita da safra de soja está próxima, e além de agilizar e qualificar a colheita na propriedade, poderá ser realizado o serviço para as propriedades vizinhas, maximizando os lucros e facilitando os pagamentos futuros do financiamento”.

         A entrega contou com a presença dos representantes do Emater, Banco do Brasil, New Holland-Equagril, além do prefeito Dr. Ismael Dezanoski.

Fonte - Unidade local Instituto Emater de Janiópolis.

Apoio- Área de comunicação eventos e marketing - Unidade Regional Emater de Campo Mourão.


Postar um comentário

0 Comentários