Últimas Notícias

img4

Janiópolis entrega 19° Trator Solidário


Parceria envolvendo Emater, Seab/Governo do Paraná, Sicredi, Banco do Brasil e Prefeitura tem contribuído para o sucesso do Programa Estadual Trator Solidário no Município de Janiópolis. Desde o lançamento do programa, foram entregues 19 tratores e 1 colhedora, com investimento acima R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais). Vale lembrar que o programa tem benefícios fiscais, contribuindo para a redução do preço do trator, bem como é financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, com prazo de pagamento de até 10 anos e juros de 5,5% ao ano. Outro benefício é a equivalência do valor financiado ao preço mínimo vigente da saca de milho, definido pela Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB

No dia 16 de Fevereiro, aconteceu a entrega de mais um trator agrícola de 75 cv, marca Ford/New Holland, desta vez beneficiando o agricultor familiar Jamir Cardoso, que desenvolve as atividades da Bovinoculura de leite e Olericultura. Segundo Jamir, o apoio do programa e dos parceiros foi decisivo para a aquisição do trator que era um sonho antigo e vai facilitar os trabalhos na propriedade, possibilitando agregação de valor e renda através da diversificação, aumento da produtividade e redução de custos.

Além de modernizar a sua frota, o produtor terá uma nova alternativa de renda se considerarmos a realização de serviços para terceiros. No caso do trator, o subsídio do governo do estado é de quase 20% em relação ao preço de mercado.

A entrega contou com a presença de representantes da Emater, da Cooperativa de Crédito Sicredi, que foi o agente financeiro da operação, e com o produtor beneficiado.

O Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários – PTS/PR beneficia os agricultores familiares do Paraná na aquisição de tratores de até 75 CV, colhedoras de cereais e pulverizadores. Os interessados devem preencher uma pré-proposta junto aos escritórios da Emater que a encaminhará ao agente financeiro para análise cadastral; uma vez acatada, a pré-proposta é encaminhada para a Coordenação Estadual do Programa, que dá o deferimento conforme a capacidade de produção das indústrias fornecedoras. Quinzenalmente são autorizadas a elaboração das propostas de financiamento, também nas unidades da Emater, e encaminhamento ao agente financeiro para a contratação. Após o pagamento do equipamento aos fornecedores, os mesmos são entregues nas propriedades dos agricultores, sem custo de frete.

Fonte- unidade local Instituto Emater de Janiópolis.

Apoio - Sandro Cesar Albrecht - Coordenador regional de credito rural.


Postar um comentário

0 Comentários