Últimas Notícias

img4

Verão começa com alerta de tempestade e ventos de 100 km/h no Paraná


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de tempestade para todo o estado do Paraná nesta quarta (20) e quinta-feira (21), primeiro dia do verão. De acordo com o órgão, os ventos podem chegar a 100 km/h em algumas regiões e há a possibilidade de granizo e raios. O alerta é válido até a meia-noite de quinta.


A condição de temporais é favorecida pelo encontro de uma massa de ar frio, que se desloca do sul do país em direção ao estado, com uma área de instabilidade que traz ar quente e úmido da região amazônica ao Paraná. Assim, todas as regiões do estado serão afetadas com fortes chuvas e podem ser acompanhadas por fortes ventos, descargas elétricas e queda de granizo.

Na área mais a leste, que engloba a região de Curitiba e o Litoral, a chuva deve ser menos significativa que no interior. A previsão é de que o acumulado do dia possa chegar a até 40 milímetros, com períodos de chuva de até 100 milímetros por hora. Porém, a capital e as praias devem ser as mais afetadas pelos ventos, que podem ter rajadas de até 100 km/h, segundo dados do Inmet.

Já no Oeste e Sudoeste, a tempestade deve cair com mais intensidade, com um volume de chuva também na casa dos 100 milímetros por hora em alguns períodos. A previsão é que, no acumulado diário, o interior chegue aos 80 mm — o dobro da capital.

De acordo com o Inmet, há a possibilidade de corte de energia nessas regiões, além de alagamentos e queda de árvores. A recomendação do órgão é que, em caso de rajadas de ventos fortes, a população não procure abrigo debaixo de árvores e nem estacione seus veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
Fonte: Gazeta do Povo - Via CRN1


Postar um comentário

0 Comentários