Últimas Notícias

img4

Programa de Gestão do Solo e Água em microbacias beneficia produtores de Ubiratã


O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias é uma iniciativa do governo do estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), cujo objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas.

O programa atuará em todos os municípios do Paraná, abrangendo 400 grupos de agricultores, igual número de microbacias e beneficiando em torno de 20.000 famílias. Tem como referência as experiências adquiridas na execução de programas similares desenvolvidos no estado do Paraná nos últimos quarenta anos. 

Agregam-se em seu escopo novas estratégias, tais como: atuação em manejo e conservação do solo e da água em pelo menos uma microbacia em cada município do Paraná; ações integradas de vários programas ambientais, sociais e produtivos, com forte participação popular e base técnica; integração maior com o Plano Estadual de Gestão de Estradas Rurais, orientando-o em bases conservacionistas; capacitação de prefeituras municipais, assistência técnica e comunidades locais e linhas de crédito para recuperação e manutenção dos recursos naturais.

O programa tem uma estrutura multiorganizacional, cabendo ao Instituto Emater as funções de liderança na organização dos comitês gestores regionais e locais, na seleção das microbacias a serem trabalhadas, na organização das consultas públicas, encaminhamento das demandas e orientação técnica aos agricultores.

Uma das primeiras cidades da região a ser beneficiada foi Ubiratã, nesta sexta-feira (24/11/2017) foi  realizada a entrega do fertilizante Super Simples a base de fósforo para os 57 agricultores familiares beneficiários do Programa na microbacia Água Grande, através do Convênio 004/2017  celebrado com a Seab.

O Prefeito Baco esteve presente no evento da entrega juntamente com o responsável local da EMATER Hemerson Bento Alves, o Chefe do Núcleo Regional da SEAB de Campo Mourão João Ricardo Barboza, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Ademur Maciel, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Antonio Hideraldo Magron e o Chefe de Divisão da Agricultura e Pecuária, Clayton Corrêa de Almeida.

A entrega aconteceu no barracão da antiga Tomodashi, de propriedade de Rodrigo de Oliveira Fernandes, que cedeu o local para a entrega dos fertilizantes.

Fonte- unidade local Emater de Ubiratã.

Apoio- Área de comunicação eventos e marketing- unidade regional Emater de Campo Mourão.





Postar um comentário

0 Comentários