Últimas Notícias

img4

Rio Roncador contará com cuidados de aliados da natureza

14 de agosto de 2017


         Uma importante reunião foi realizada nesta noite de segunda-feira (14), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, onde o foco foi a preservação e revitalização do rio Roncador, na oportunidade, marcaram presença o prefeito em exercício Mário C. Choptian, o presidente da Câmara Antonio Martins, os vereadores Isaias Siqueira e José Aparecido da Silva (JS) e Amadeu Elísio dos Santos. Um grande número de pessoas compareceu para prestigiar, sendo esta uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do município de Roncador, através da pessoa de Jorge Moreira, como convidados para fazer esclarecimentos sobre as necessidades urgentes de socorro ao rio, compareceram Marildo Cesar Rosa, Jorge Tolim e Radke Ervino Leopoldo.

         O secretário do meio ambiente do município de Roncador deu boas vindas a todos e falou da importância desta iniciativa que é a recuperação e cuidados com este tão importante rio que está precisando de ajuda, destacou que vem recebendo com frequencia, solicitações para que melhorias sejam realizadas em benefício do rio. “No que depender de mim farei todo possível para atender a população e colaborar com o meio ambiente do nosso município”, completou.

         O prefeito em exercício Mário C. Choptian elogiou o projeto de Sustentabilidade e Meio Ambiente, cujo objetivo principal será o de limpar o rio Roncador na extensão da comunidade Barriquinha, plantio de árvores nativas na nascente e conscientizar a população quanto a importância do rio, que será desenvolvido através da iniciativa de Ervino Leopoldo Radke. Mário C. Choptian fez questão de frisar que aprendeu a nadar no Rio Roncador e que hoje não é mais possível se fazer isso, sendo que sua revitalização é de grande importância, destacou.  

         Antonio Martins presidente da câmara, também destacou a importância do projeto e disse que em nome de todos os vereadores, a Câmara Municipal estará apoiando nesta tarefa que é cuidar bem do rio Roncador e disse ser importante a participação da comunidade e pediu para que ajudem nestes cuidados que é de todos que em Roncador vivem, afirmou.
       
         Marildo Cesar Rosa, falou aos presentes sobre a importância da iniciativa e que realmente seja feita alguma coisa pelo rio, ele comentou e explanou sobre um projeto que fez no ano de 1999, intitulado 1ª Maratona Ecológica, sendo que do mesmo foram feitas muitas divulgações, onde foi possível  envolver a comunidade com pouco recurso, apenas com boa vontade dos envolvidos, quando foram plantadas mudas nativas, feita coletas de lixo e também feito um vídeo para que as pessoas pudessem assistir e se conscientizar sobre o assunto, foi trabalhado da nascente até a barra do rio Cancan, na época atingimos nosso objetivo, afirmou. “Espero que todos apóiem este projeto, Roncador tem muitas belezas, agradeço as pessoas que me convidaram para essa explanação e se alguém precisar de mim estarei a disposição para colaborar com muito amor, igual ao que tenho por esta cidade”, finalizou.

         Jorge Tolim falou da importante iniciativa do momento em beneficio do Rio Roncador, destacou a importância das pessoas presentes e disse que espera que realmente alguma coisa aconteça para melhorar a situação. Ele aproveitou para apresentar fotos recentes do rio onde foi assoreado, bem como lixos jogados e também foto de quando chove, disse acreditar na força da comunidade unida com o poder público para assim realizar o que muitos roncadorenses sonham.


         Eugênio O. Oneckko, também presente na reunião defendeu que inicialmente é necessário primeiramente o desassoreamento onde o rio foi atingido pelas erosões causadas pelas antigas ruas de terra e que posteriormente a isso, seja então trabalhado o restante em questão. 

         Ervino Leopoldo Radke que é universitário e que pretende desenvolver o projeto Sustentabilidade e Meio Ambiente que terá como beneficiado o rio Roncador, discursou para os presentes onde falou sobre o meio ambiente e a responsabilidade que cada um tem como cristão exatamente como Deus deixou, cada um com sua responsabilidade, sendo que em referência ao rio Roncador, o projeto pode não ser para nós que estamos aqui hoje, mas será para as gerações futuras, pelo menos estaremos fazendo nossa parte, garantiu.   

         Por fim, Elizabete Marcheski solicitou para que os presentes se tornassem voluntários para com o projeto e finalizou a reunião.

           







Postar um comentário

0 Comentários