Últimas Notícias

img4

Presidente do Emater cumpre agenda na região macro noroeste que inclui visita na Coamo.


             O Diretor-Presidente do Instituto Emater, vinculada da Seab, Rubens Ernesto Niederheitmann acompanhou na quarta-feira 28/06 o encerramento da ultima etapa da capacitação inicial dos novos extensionistas do Instituto Emater, em Umuarama, ao todo são 143 profissionais contratados para o Paraná no ano passado, sendo 21 para a região Noroeste, na região de Campo Mourão estão lotados oito. “Estamos dando uma oxigenada em nossa estrutura e esses colegas chegam para somar aos já existentes, que são 1.200, com apoio de mais alguns funcionários de prefeituras, chegando a um total de 1.400”, ressalta.

Ontem (29/06) visitou a diretoria da Coamo na sede em Campo Mourão, cooperativa que, segundo ele, tem sido uma grande parceira da instituição. “Temos uma grande consideração pela Coamo e o Doutor Aroldo Gallassini, que no inicio também foi extensionista da Emater. É uma cooperativa que nos dá muito apoio, fortalecendo sempre a parceria em benefício dos produtores”, afirma Niederheitmann.

                Rubens agradeceu o apoio da agroindustrial cooperativa Coamo nas comemorações dos 60 anos do Emater e  falou sobre as ações do órgão e dos projetos que buscam sempre melhorar a qualidade de vidas das famílias menos favorecidas, A visita foi acompanhada pelo gerente regional do Emater, Jairo Martins de Quadros, pelo chefe do núcleo da Seab João Ricardo Barbosa Rissardo e pelo gerente de agronegócio  da gazeta do povo Giovani Ferreira.

Em visita na Mais FM Rubens destacou “Estamos passando por toda a região Noroeste, que envolve Paranavaí, Umuarama, Cianorte, Campo Mourão e Maringá e conversando com nossos parceiros e colaboradores, trocando idéias e oferecendo todo incentivo para continuarmos com o trabalho que está sendo desenvolvido na região”, disse ele.

                Na seqüência na unidade regional do Emater Niederheitmann foi entrevistado pelo jornalista Clodoaldo Bonete do jornal tribuna do interior, o presidente explica que a Emater tem como foco de atuação e linha prioritária alguns projetos estratégicos, os quais definem a renda do agricultor. “Temos o Projeto do Leite, de Grãos, e de inclusão social e produtiva, onde procuramos desenvolver atividades para que o agricultor gere renda, desenvolva suas atividades, sempre com uma visão sustentável. Com isso ele pode propiciar a inclusão social e produtiva, sempre com a preocupação da preservação do meio ambiente também.”

Vários programas somam-se a esses projetos, como explica o presidente da Emater: “Entram em apoio a essas atividades o Trator Solidário, que na região já financiou mais de 550 máquinas, o programa de Habitação Rural, trabalho muito grande desenvolvido em conjunto com a Cohapar, por meio de uma parceria sensacional com as prefeituras. Com isso conseguimos entregar mais 700 casas na região e recentemente nosso gerente regional Jairo junto com o Ricardo da  cohapar e o João Ricardo da Seab protocolaram mais 549 projetos na Caixa Econômica em Maringá, ou seja, mais de  1.100 famílias já receberam ou vão receber moradia digna dentro do projeto que é uma parceria junto aos governos do Estado e Federal”, divulga.

Ele também destaca a grande atuação do Emater e seus parceiros no programa de melhoria da fertilidade com a distribuição de calcário a todos os municípios da Comcam, o Calçamento com pedras irregulares que beneficiou 9 municípios da região, para melhoria da trafegabilidade nas estradas no meio rural foram liberados apoio com óleo diesel a todos os 25 municípios,  “Temos ainda o Programa Família Paranaense, que beneficia aquelas famílias em situação de vulnerabilidade social e que tem renda muito baixa per capita mês. O objetivo do programa é criar incentivo para que elas possam ter condições de iniciar uma atividade nova, seja com criação de animais, produção de ovos, ou mesmo uma pequena horta para quem sabe depois se tornar um produtor maior, com possibilidade de comercializar os produtos para feiras ou em supermercados”, exemplifica.  Neste programa  ele revela que a Emater procura ajudar as  a ter uma atividade geradora de renda que venha a tirá-las dessa situação.  “Na região são mais de 700 famílias beneficiadas nesse programa que é feito em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Finalizando Rubens comentou “Para o fortalecimento da bovinocultura leiteira o sistema Seagri apóia a distribuição de tanques de expansão/resfriadores de leite comunitários nos municípios, enfim vários projetos desenvolvidos sempre com o propósito de melhorar a renda dos produtores, sem deixar de lado a preocupação com a preservação do meio ambiente e a inclusão social. A parceria com as cooperativas, prefeituras e entidade ligadas ao meio rural fortalecem todas essas atividades.”

Fonte- Adaptada de Clodoaldo Bonete- Tribuna do Interior- Campo Mourão.


Apoio- Área de comunicação eventos e marketing da unidade regional Emater de Campo Mourão



Postar um comentário

0 Comentários