Últimas Notícias

img4

Reunião Estadual de Avaliação de Resultados em Boas Práticas Agrícolas


Estiveram reunidos no município de Campo Mourão, nos dias 19 e 20 de Abril os coordenadores do Projeto de Produção Sustentável de Grãos de 17 regiões administrativas do Instituto Emater das macro regiões norte, noroeste, oeste e sul com o objetivo avaliar os indicadores de resultados, metodologia e estratégias das ações em boas práticas agrícolas desenvolvidas pelo Emater na safra 2016/2017, mais especificamente para a cultura da soja e milho.

Na agenda esteve presente a Dra. Rosana Araújo de Sá Ribeiro, Promotora  de Justiça do Paraná, coordenadora do Projeto Rede Ambiental - Regional da Bacia Alto Ivaí. Discorreu sobre as ações do Ministério Público quanto ao uso indiscriminado de agrotóxicos, suas consequências à saúde e ao meio ambiente e a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com uma agricultura mais sustentável. Destacou  ainda a importância da parceria com a Emater e das ações para diminuir os riscos de pulverizações e derivas no entorno dos centros urbanos.

Na apresentação dos resultados regionais em boas práticas e metodologias extensionistas utilizadas em propriedades agrícolas através de Unidades de Referência, os agricultores seguiram os protocolo de monitoramento em MIP e MID e demais boas práticas sob acompanhamento dos extensionistas da Emater.  A partir das URs foram realizadas reuniões práticas, dias de campo e o giro técnico estadual na soja com o objetivo de difundir a tecnologia. Os resultados estão sendo tabulados, mas demonstram como em anos anteriores uma redução de cerca 50% no número de pulverizações com inseticidas e fungicidas o que permite afirmar que estas estratégias e resultados já são referenciais para os demais produtores e para o setor produtivo do Estado e em razão disso estão sendo copiados por outros estados como o Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Ainda foram discutidas ações de conservação de solos e o giro técnico com o Iapar  entre julho e agosto no consórcio de milho/brachiária importante para a redução dos processos erosivos, e outras boas práticas como a redução das derivas nas pulverizações e o uso de inoculantes no milho e soja.

Os trabalhos relatados fazem parte do Projeto Estratégico de Grãos Sustentável da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, e da articulação com diversos parceiros através da Campanha Plante seu Futuro, cujo o objetivo é divulgar e implementar boas práticas a grícolas, buscando-se assim a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Fonte- Nelson Harger- coordenador estadual do projeto grãos 


Postar um comentário

0 Comentários