Empossados os vereadores da 17ª legislatura
Reeleito para o quarto mandato não consecutivos, o vereador Edson Battilani (PPS) foi eleito na manhã deste domingo (1/1) para presidir a Câmara Municipal de Campo Mourão até o dia 31 de dezembro de 2018. Ele já comandou o Poder Legislativo do Município há 20 anos entre 1966 e1998. Durante um mês, em julho de 1998, assumiu como prefeito em exercício de Campo Mourão.
A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para a legislatura 2017-2018 teve dois candidatos a presidente. Edson Battilani venceu por 11 votos o segundo candidato, Professor Cícero (com um voto). Embora não tenha colocado o seu nome como candidato, Edilson Martins (PR) teve um voto. Ao assumir o cargo de presidente, Battilani destacou que a Câmara de Vereadores é co-responsável pelo Município e conclamou a todos a juntarem forças para promover a recuperação e o desenvolvimento de Campo Mourão. Também agradeceu a confiança recebida e finalizou acentuando que Campo Mourão começa a viver um novo momento.
Para o cargo de 1º vice-presidente, com 8 votos e cinco em branco, foi eleito Edilson Martins. O vereador Tucano (PR) foi eleito 2º vice-presidente com 13 votos. A disputa pelo cargo de Primeiro Secretário da Mesa Diretora também teve um único candidato: Jadir Soares – “Pepita” (PPS), que teve os 13 votos. Para segundo secretário foi eleito o Cabo Cruz (PSL), que teve 12 votos (o outro voto foi para o vereador Professor Cícero).
A posse dos novos vereadores de Campo Mourão e a eleição da mesa diretora do Poder Legislativo para a gestão 2017-2018 antecedeu a cerimônia de posse do prefeito Tauillo Tezelli (PPS) e do vice-prefeito Beto Voidelo (PPS). A solenidade foi realizada na manhã deste domingo (1/1), no Teatro Municipal. A sessão preparatória, onde acontece a posse dos vereadores e a eleição da Mesa Diretora, foi presidida por Elvira Schen.
No encerramento do evento, Edson Battilani convocou os vereadores para sessão extraordinária que a Câmara Municipal já realiza nesta segunda-feira (2/1), a partir das 15 horas. Na pauta, a discussão e votação de projeto de lei que trata da confissão e parcelamento de divida que o Município tem com o INSS e a composição da Comissão Representativa do Poder Legislativo.
História
Será a 17ª legislatura da Câmara Municipal de Campo Mourão, que foi instalada ao meio no dia 5 de dezembro de 1947. Onze dias depois foi eleita a primeira mesa executiva do Poder Legislativo: presidente – Devete de Paula Xavier; 1º secretário – Waldemar Roth; 2º secretário – Valdomiro Cilião de Araújo. Para a primeira legislatura (1947-1951) foram eleitos oito vereadores: Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Valdomiro Cilião de Araújo.
Posse
Na cerimônia realizada neste domingo tomaram posse os 13 vereadores de Campo Mourão eleitos em outubro último: Elvira Schen (PPS – 2.139 votos), Tucano (PR – 2.092), Sidnei Jardim (PPS – 1.747 votos), Edson Battilani (PPS – 1.389 votos), Edilson Martins (PR – 1.293 votos), Nelita Piacentini (PR – 1.270 votos), Professor Cícero (PT – 1.104 votos), Dr. Miguel (PRB – 995 votos), Edoel Rocha (PDT – 993 votos), Jadir Soares – “Pepita” (PPS – 989 votos), Luiz Alfredo (PT do B – 899 votos), Olivino Custódio (PSC – 769 votos) e Cabo Cruz (PSL – 564 votos).
A primeira sessão de caráter ordinário da nova legislatura acontece em meados de fevereiro.
0 Comentários