Últimas Notícias

img4

AMP elogia aprovação da renovação do "Mais Médicos na Câmara Federal"; matéria segue para o Senado



A AMP (Associação dos Municípios do Paraná), a CNM (Confederação Nacional de Municípios) e as demais organizações do movimento municipalista comemoram mais uma importante vitória: a aprovação do texto-base da Medida Provisória que prorroga por mais três anos o programa Mais Médicos, do Governo Federal.

A proposta foi aprovada sem contagem nominal de votos, após acordo entre lideranças dos partidos da base aliada e da oposição. Editada pela presidente afastada Dilma Rousseff, a MP também prorroga por três anos o visto temporário concedido aos médicos intercambistas estrangeiros inscritos no programa.


Agora, a MP precisa ser aprovada pelo Senado Federal até a próxima segunda-feira (dia 29), quando perde sua validade. Há um acordo para que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), coloque a proposta em votação ainda esta semana no plenário da Casa, para sanção do presidente interino, Michel Temer, ainda antes de perder a validade.

AMP elogia decisão


O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina, elogiou a decisão da Câmara. Ortina havia pedido a continuidade do programa ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, que quer aumentar a participação dos médicos brasileiros no projeto.

O pedido foi feito devido às dificuldades dos municípios de contratar profissionais da área. No Paraná, são 1040 médicos em 318 municípios. "O Mais Médicos é fundamental para garantir a continuidade dos programas de saúde nos municípios, sobretudo os pequenos. Esperamos, agora, que o Senado aprove a Medida Provisória”, comentou.

Se o prazo da MP não for prorrogado, 3.885 Municípios ficarão sem profissionais médicos. A população que mais necessita ficará desassistida, já que quase onze mil postos de trabalho ficarão em aberto. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida permite que 7.000 profissionais, em sua grande maioria de Cuba, permaneçam no Brasil. Os prazos acabam em outubro deste ano. Só a partir de 30 de agosto, um dia após a MP perder a validade, 2.000 profissionais terão de deixar o programa.

Assessoria de Comunicação da AMP

Postar um comentário

0 Comentários