Últimas Notícias

img4

Cohapar desenvolve novos projetos em parceria com cooperativas paranaenses‏

Primeiro empreendimento deve ser construído em Marechal Cândido Rondon para o atendimento de trabalhadores da Copagril. Objetivo é fortalecer parcerias com a iniciativa privada para ampliar atendimento de trabalhadores no Paraná.

Com o objetivo de viabilizar novos empreendimentos e ampliar a construção de moradias em todas as regiões do estado, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) iniciou uma inédita parceria com as grandes cooperativas paranaenses. O projeto piloto do novo modelo de trabalho está sendo desenvolvido para atender 366 famílias de Marechal Cândido Rondon.



“Esta é uma iniciativa muito importante para a Cohapar, pois com certeza será um caso de sucesso que será exportado para todo o Paraná e o Brasil daqui pra frente”, avalia o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion. “O cooperativismo é uma atividade que gera empregos e oportunidades, por isso é um orgulho para a companhia desenvolver um programa desses, que cumpre com a missão da empresa”, conclui.



O projeto - As casas serão construídas para atender prioritariamente trabalhadores ligados à cooperativa agrícola Copagril, que possui sede no município e desenvolve negócios em toda a região Oeste do Paraná. “Através deste projeto, teremos a oportunidade de trazer os nossos cooperados, muitos residentes em outros municípios, para mais perto do trabalho. Isso gera mais qualidade de vida, com o menor deslocamento diário, além de redução dos custos da cooperativa com transporte”, argumenta o presidente da Copagril, Ricardo Chapla.



O planejamento prevê investimentos de aproximadamente R$ 36 milhões em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Cohapar é responsável pela elaboração dos projetos executivos, loteamento de áreas e obras de infraestrutura para a construção dos imóveis, liberação de pendências técnicas e licenças ambientais.



O governo estadual também participa com a instalação dos sistemas de energia, água e esgoto dos residenciais, através da parceria de trabalho da Copel e Sanepar. Com isso, o custo final das moradias é reduzido, o que diminui o financiamento a ser pago pelas famílias beneficiadas.



Diferenciais – Como são planejados com a participação ativa das cooperativas e dos municípios, os projetos desenvolvidos pela Cohapar se adaptam às necessidades específicas de cada localidade. Além disso, há uma reserva de áreas nos empreendimentos para a instalação de serviços públicos por parte da prefeitura e de estabelecimentos comerciais para atender a nova demanda gerada pela comunidade.



Durante a assinatura dos documentos que oficializaram a parceria, em abril, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, garantiu que a administração municipal trabalhará para levar melhores condições de infraestrutura à região. “Vamos urbanizar e realizar um acompanhamento social da nova comunidade. Esse é um interesse da prefeitura, pois a Copagril é a maior empresa do município, gerando riquezas e desenvolvimento na nossa localidade”, avalia o prefeito.



Novos projetos - Segundo o diretor de Programas e Projetos da Cohapar, Orlando Agulham Júnior, a empresa está em processo de negociação para expandir a experiência de Marechal Cândido Rondon para as demais regiões do estado. “Estamos negociando com outras cooperativas para viabilizar a construção de quatro novos empreendimentos em moldes semelhantes ao projeto da Copagril”, esclarece.



Postar um comentário

0 Comentários