No dia 15 de Abril de 1989, foi instituindo como o Dia Nacional da Conservação do Solo. Tal data foi escolhida em homenagem ao nascimento de um conservacionista estadunidense que desempenhou importante papel nesta área: Hugh Hammond Bennett (1881–1960), considerado em seu país como o “pai” da conservação do solo.
Para comemorar esse dia, o Instituto Emater, representado por José Aloisio Basaglia, juntamente com ADAPAR, através da supervisora Losani Perotti e prefeitura municipal,promoveram à realização de uma palestra técnica,sobre aspectos do solo, e a importância de sua conservação.
A erosão ou desertificação dos solos é um problema que está se agravando no mundo, no Brasil e na nossa região, devido ao impacto das atividades humanas, técnicas agrícolas inadequadas, falta de uso das várias técnicas preconizadas para a conservação e melhoria do solo agrícola, fazem com que ocorram processos erosivos, afetando diretamente o teor de matéria orgânica, ficando os solos cada vez mais inférteis e vulneráveis a este fenómeno.
Em suma, nossa existência está bastante relacionada a formação e conservação do solo, por ser de lá que sai nosso alimento de cada dia, assim sendo, esta data não deve passar em branco nos municípios que tem sua economia baseada na agropecuária, tendo o solo como suporte essencial do sistema produtivo.
A data alerta para a importância desse recurso tão importante para o desenvolvimento da vida na Terra, assim como a água, o ar, a fauna e a flora.
Fonte-Unidade local Instituto Emater de Rancho Alegre.
0 Comentários