Últimas Notícias

img4

AMP e MPE debatem ações de educação ambiental nos municípios do Paraná‏

                                                           Assessoria de Comunicação da AMP

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, órgão do Ministério Público do Paraná, iniciaram diálogo para difundir a educação ambiental entre os estudantes das escolas públicas municipais.

Inicialmente, a idéia é capacitar os professores e inserir a educação ambiental na grade curricular das escolas, envolvendo ainda as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Educação. O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente já tem estudos e um projeto na área para levar a iniciativa a todo o Estado. Nas próximas reuniões entre a AMP e o MPE, com a participação da SEED e da SEMA, o grupo pretende dar sequência ao trabalho para ampliar sua atuação.

Consciência ecológica

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, explica que o objetivo da iniciativa é desenvolver uma consciência ecológica nas crianças para que elas aprendam a importância de proteger e respeitar o meio ambiente. "A idéia é trabalharmos para que a iniciativa atinja todos os alunos da rede pública”, comenta Micheletto, que participou de reunião para debater o tema com o coordenador do Saint Clair Honorato Santos (do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente), ao lado do presidente do Conselho de Meio Ambiente da AMP e prefeito de Clevelândia, Álvaro Felipe Valério, da procuradora jurídica da Associação, Francine Frederico, e do advogado Jurandir Parzianello.

Valério já desenvolve um trabalho intenso na área. Ele criou a FAMA (Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente), iniciativa inédita no Brasil que objetiva, basicamente, a formação de docentes voltados ao ensino de educação ambiental. "É um trabalho grandioso que estamos desenvolvendo. Nosso objetivo é que Clevelândia seja um pólo de desenvolvimento no campo de formação de professores na área ambiental”, explica o prefeito. A FAMA deve começar a operar até abril deste ano.

Postar um comentário

0 Comentários