Últimas Notícias

img4

IRETAMA - USO DE SEMENTES DE AVEIA MELHORADAS PARA PASTAGENS DE INVERNO

 

O Instituto do desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater do município de Iretama articulou e mobilizou representantes de empresas privadas, secretaria de agricultura do município e produtores que fazem parte do projeto de Leite para facilitar acesso deles as sementes de aveia IPR-61 e IPR-126. As sementes foram adquiridas com recursos próprios dos produtores de leite. Essas ações são realizadas com vistas ao fortalecimento da pecuária leiteira local visto que tradicionalmente os produtores do município, plantam aveia preta comum.

Principais características da Aveia IPR-61, O ciclo tardio (cerca de 134 dias desde a emergência até a plena emissão de panículas), possibilita maior número de pastejos e cortes, aumenta o rendimento forrageiro e prolonga o período de cobertura do solo. Possui elevada produção de matéria seca e a baixa decomposição da palhada reduzem a população de plantas daninhas e melhoram as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. 

Características da aveia IPR-126, Boa produção de matéria seca, boa capacidade de rebrote, bom perfilhamento e boa relação folha/colmo, Ciclo precoce até o florescimento (aproximadamente 96 dias), Hábito de crescimento semivertical e altura média de 1,32 m. 

O produtor Clovis, falou: “Ano passado plantei dessa semente e fiz 7 pastejos com minhas vacas, e contamos com a articulação do IDR- Paraná para que sempre tenhamos essas sementes para melhorar a alimentação de inverno de nosso rebanho, O investimento se paga no final das contas com o aumento do leite e diminuição de silagem ofertada nos cochos, com isso a temos silagem por um período mais prolongado”.

Segundo o responsável local do Idr-Paraná Jorge André: “ A cada ano que passa mais produtores estão querendo dessas sementes de aveia melhoradas, pois eles viram que esses materiais ficam mais em conta, pois são de ciclos mais longos, possibilitando até 7 pastejos, o que faz uma diferença muito grande no final das contas”, finalizou.

O trabalho busca o desenvolvimento sustentável da atividade com melhoria de agregação de valor e renda ao produtor com o aumento de oferta de alimentos aos animais no inverno, buscando a manutenção e até possível aumento na produtividade leiteira.

Fonte - Unidade de extensão rural do Idr-Paraná de Iretama.






 

 


Postar um comentário

0 Comentários