Últimas Notícias

img4

Roncador - Associação realiza primeira venda coletiva de caprinos

 


Neste dia 10 de dezembro de 2020 foi realizada a primeira venda coletiva de caprinos da Associação de Caprinocultores Faxinal Can Can (ACOFCAN) de Roncador para a Associação de Criadores de Caprinos de Virmond  (Caprivir) destravando assim um dos principais entraves da atividade de uma forma geral que é a comercialização da produção.

            A caprinocultura tem avançado no município de Roncador, principalmente nos últimos três anos, onde através de iniciativa dos próprios produtores que por meio de visita realizada a CAPRIVIR de Virmond onde puderam conhecer a caprinocultura comercial, resolveram fundar a associação e ampliar a atividade no município de Roncador, que até então era basicamente de subsistência.

Hoje a ACOFCAN conta com 15 associados, destes, três produtores já comercializaram lotes em conjunto, venda esta realizada para a própria CAPRIVIR que serviu de referência para os criadores inicialmente e que já possui tradição e consolidação da atividade.

Foram 31 animais comercializados, todos com linhagem Boer, animais precoces e com bom acabamento de carcaça, o que atende a demanda por qualidade, além de aumentar a rentabilidade do produtor que consegue obter mais animais acabados e prontos para comercialização em menos tempo. Apesar da produção ainda ser em pequena escala, acredita-se que esse ponta pé inicial possa ampliar ainda mais o interesse dos produtores na atividade que passam a observar com otimismo a comercialização para sua produção.

O crescimento da atividade tem contado com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR – EMATER (IDR – Paraná) através da assistência técnica aos produtores nos mais diversos aspectos da cadeia produtiva, bem como pelo Programa de Fortalecimento da Ovino e Caprinocultura do Paraná da SEAB com a distribuição de reprodutores da raça Boer que já beneficiou produtores aqui do município e de outras regiões do estado.

A administração municipal de Roncador através da secretaria da agricultura também tem apoiado intensivamente e das mais diversas formas a atividade, que tem se mostrado como uma alternativa rentável para os produtores do município

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Roncador.       










Postar um comentário

0 Comentários