Últimas Notícias

img4

Marte estará mais próximo da Terra nesta terça-feira

 


Você já parou para pensar que a distância entre a Terra e os outros planetas do Sistema Solar varia com o passar do tempo? Desta forma, ocorrem aproximações e afastamentos entre o nosso planeta e um outro planeta qualquer do Sistema Solar.

Nesta terça-feira (13), Marte estará em aproximação com a Terra. E isso se deve ao fato de que Terra e Marte estarão do mesmo lado em relação ao Sol, fenômeno conhecido na Astronomia como oposição. Vamos tentar entender a ideia? Vem comigo!

Uma primeira aproximação

A ilustração a seguir ajuda na compreensão do fenômeno da oposição Terra-Marte. Nela, fora de escala, vemos a Terra e Marte do mesmo lado do Sol, o que é conhecido na Astronomia como oposição.

    Terra e Marte do mesmo lado do Sol: aproximação Imagem: Arte/Física na Veia

Quando a Terra e Marte estão em lados opostos em relação à nossa estrela, o que chamamos na Astronomia de conjunção, a distância entre ambos é máxima. Mais uma vez, e logo abaixo, uso o recurso da ilustração para agilizar a compreensão da ideia.

    Terra e Marte em lados opostos do Sol: afastamento Imagem: Arte/Física na Veia

Desta forma, periodicamente, Marte e Terra assumem posições em relação ao Sol tal que a distância Terra-Marte pode ser máxima ou mínima. Confira na ilustração a seguir.

    A distância entre a Terra e Marte varia no decorrer do tempo Imagem: Arte/Física na Veia

A melhor época para observarmos Marte é quando a distância entre ele e nós aqui na Terra é menor pois, estando mais perto dos nossos olhos, Marte estará visualmente maior e mais brilhante. E, quando estivermos olhando para Marte, o Sol estará às nossas costas, em posição oposta (daí o nome oposição para o fenômeno). Sendo assim, tão logo o Sol se põe do lado oeste, se olharmos do lado leste, com o Sol às nossas costas, veremos Marte ascendendo ao céu escuro da noite que acabou de começar. E teremos uma noite inteira para observarmos Marte bem brilhante no céu até o raiar do dia seguinte pois, quando o Sol estiver nascendo a leste, Marte estará se pondo a oeste.

Fonte: UOL/Física na Veia













Postar um comentário

0 Comentários