Últimas Notícias

img4

Produtores da Agricultura Familiar recebem nova etapa de recursos do Programa Renda Agricultor - Família Paranaense


Na útima terça-feira (04), Produtores da Agricultura Familiar de Barbosa Ferraz se reuniram na secretaria da agricultura do município para entrega de cheque simbólico no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) referente ao pagamento do Renda Agricultor do Programa Família Paranaense. Nesta etapa serão beneficiadas 07 famílias participantes.

Exemplo de política pública, o programa transfere valor financeiro de até R$ 3 mil as famílias que moram em áreas rurais do município e estejam incluídas no Cad-Único da Assistência Social.

Entre as atividades mais apoiadas estão a criação de aves e suínos, implantação de hortas e fruticultura, aquisição de equipamentos/ferramentas para execução dos trabalhos no campo, de forma a promover a melhoria da qualidade alimentar das famílias e a redução das desigualdades no campo.

O programa tem apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e sua operação se dá através da parceria entre Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDS) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR – EMATER (IDR PARANÁ).

Luciana Paula de Oliveira, uma das produtoras beneficiadas, contou que está recebendo os recursos da última parcela do projeto. Perguntado a ela qual a importância do programa na vida da família, Oliveira respondeu que a autoestima da família está melhor, e que vê oportunidade de ampliar a renda. “Olha! Nós vamos comprar duas matrizes suínas de boa qualidade para reprodução. Com isso, além de ter para o consumo alimentar da família, também teremos para comercializar e assim ter uma renda a mais”, finalizou.

Para o Extensionista Marcos Brito do IDR-Paraná, o programa cumpre sua finalidade ao potencializar a pequena produção, gerando renda, melhorando a qualidade de vida das famílias. “É gratificante chegar nas propriedades atendidas e sentir que algo de bom está acontecendo ali”, finalizou.

O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, esteve presente e falou aos produtores que o “Renda Agricultor” beneficia diretamente às famílias rurais e que a aplicação dos recursos tem colaborado para a redução das mazelas no meio rural. “A prefeitura está à disposição para apoiá-los e faço convite a todos para que participem dos Programas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar do município ofertando seus produtos, pois dessa forma poderemos alavancar as pequenas propriedades”, concluiu Miliossi.

Também marcaram presença o Secretário da Agricultura, Marcílio Pinto Barbosa e o Extensionistas do escritório local do IDR PARANÁ, Rafael Piovezan e Marcelo Agenciano.


Fonte- unidade local IDR-PR, instituto de desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater













Postar um comentário

0 Comentários