Últimas Notícias

img4

Sucessão familiar para manter a produção na bovinocultura leiteira de Iretama


A bovinocultura de leite é uma das atividades mais penosas para os produtores, pois a carga de trabalho é bem elevada e sem horários certos para parar de trabalhar, e as variações de preços constantes na remuneração, consequentemente vem desestimulando os jovens, e por isso é uma das atividades agropecuárias com maior dificuldade na sucessão familiar.


Para o sucesso destas propriedades familiares é imprescindível que as famílias rurais planejem o processo sucessório, bem como seja despertado o interesse dos jovens em permanecer no campo, dando seguimento aos negócios familiares com eficiência e eficácia. 

A ausência de jovens que sucedam seus pais na produção de leite, tem feito com que muitas famílias desistam da bovinocultura leiteira, comercializando ou arrendando as propriedades.

 Este tema é um grande desafio para a extensão rural, pois segundo dados do IBGE, o percentual de jovens no meio rural está diminuindo, isso mostra que cada vez mais cedo os filhos dos produtores estão deixando a zona rural para irem morar nas cidades.

Em vista disto, o IDR PARANA IAPAR / EMATER do município de Iretama, vem trabalhando com estas famílias de produtores assistidos para que os filhos sucedam seus pais futuramente na produção de leite. 

Segundo o extensionista, Jorge André “Sempre que faço as visitas técnicas nas propriedades, faço questão que os filhos nos acompanhem e entendam as explicações sobre diversos assuntos tratados, como por exemplo, o manejo dos animais, gestão financeira, entre outros”.

O produtor Rubens Aparecido de Carvalho, falou, “ Estou chegando numa idade que não vou mais conseguir tocar o sitio, então já estou passando alguns serviços na propriedade para ele ir fazendo, e para que isso dê certo contamos sempre com a assistência técnica do IDR”.

O interesse demonstrado por grande número de jovens tem estimulado a sequência deste trabalho de capacitação, buscando a sustentabilidade da atividade e redução do êxodo para os grandes centros.

Fonte- unidade local IDR-Pr- instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater














Postar um comentário

0 Comentários