Últimas Notícias

img4

Redes sociais mostram curiosidades sobre a arquitetura do MON


Hotsite: museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/
Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer
YouTube: @museuoscarniemeyermon

O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma série nas redes sociais que conta um pouco mais sobre a arquitetura e o processo de construção do Museu. Os posts temáticos fazem parte da ampla programação virtual, com conteúdo educativo e dinâmico, que a instituição tem oferecido ao público desde o início da quarentena, em março.
Isso inclui oficinas artísticas, mediações a exposições, entrevistas e visitas a ateliês de artistas e mostras virtuais, entre outras atividades. Os posts relacionados à arquitetura do Museu, que são publicados às sextas-feiras, têm tido grande aceitação do público, alcançando mais de 23,6 mil visualizações numa única postagem.
OLHO - Maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída e 17 mil de áreas expositivas, o MON é uma das mais arrojadas obras projetadas por Oscar Niemeyer.
Entre as curiosidades descritas nos posts está o processo de construção do prédio do Olho, num intenso trabalho que durou seis meses ao longo de 2002.
Idealizado para abrigar um museu, sua estrutura possui 70 metros de comprimento e 30 metros de altura e está apoiada por uma torre de cinco andares. Em paralelo à construção, ocorreu a reestruturação do antigo edifício, projetado por Niemeyer em 1967.
Outro post da série conta que tal prédio foi idealizado por Niemeyer para ser a nova instalação do Instituto de Educação do Paraná (IEP). Este, entretanto, nunca chegou a funcionar no local. Quando a obra foi concluída, em 1978, o prédio passou a servir como sede das secretarias do Estado do Paraná, função exercida até o início dos anos 2000, quando começaram as negociações para a transformação do espaço num museu de arte.
Oscar Niemeyer tinha então 93 anos. Num primeiro momento, o arquiteto projetou dois espaços cobertos em cima do edifício principal, mas, ao ser informado posteriormente sobre a grandiosidade do terreno, o arquiteto criou outro projeto – o que tinha o anexo em forma de olho.
SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.
No total, o acervo conta com aproximadamente sete mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
PANDEMIA - O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determinou o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspendeu os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020, por causa da pandemia.
Fonte: AEN-PR














Postar um comentário

0 Comentários