Últimas Notícias

Caprinocultores de Roncador e região novamente são contemplados com reprodutores da raça Boer do programa Ovino/Caprinocultura da SEAB



            O programa de fortalecimento da Ovino/Caprinocultura é desenvolvido desde 2006 pela Secretaria de Agricultura e abastecimento (SEAB) em conjunto com o IDR-PR, Instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater e a Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Dentre outros aspectos o programa busca o aprimoramento do padrão genético do rebanho para a produção de carne além do incentivo para a Organização da Cadeia Produtiva do Ovino e Caprino no Estado.

            O melhoramento genético que vem sendo realizado no IDR- PR, anteriormente IAPAR Polo de Pato Branco, já resultou em diversos aspectos produtivos como: aumento no rendimento da carcaça de 40% para 50%, além de um melhor acabamento das carcaças e precocidade na criação dos animais, o que está atrelado a raça Boer e passa a ser reproduzido nos rebanhos através dos seus cruzamentos. Essas características aumentam o lucro do produtor que possui animais prontos para o abate em menos tempo e ainda atende as demandas do mercado em termos de qualidade de carne, o que se reflete principalmente na maciez e no sabor característico.

            Neste dia 30 de junho de 2020, Roncador e região novamente foram contemplados com os reprodutores Boer do programa do governo do estado, através do cadastramento e seleção dos caprinocultores que visam ampliar e aprimorar atividade em sua propriedade. Os investimentos e o interesse na atividade, a formação de associação e a busca por capacitação que partiu dos próprios produtores, também possibilitou aos mesmos impactar na atividade com a introdução de um animal melhorador no plantel, proveniente do programa.

            Importante destacar também que pelo segundo ano consecutivo a administração municipal através da secretaria municipal da agricultura de Roncador, proporcionou aos produtores a busca dos animais em Pato Branco, dando o apoio a atividade no município.

“A ovino/caprinocultura tem crescido em Roncador e nos municípios vizinhos, tendo se demonstrado como promissora, além de se tornar mais uma alternativa de renda para os produtores rurais, que diante da diversificação na propriedade rural acabam não se tornando reféns do mercado e viabilizam mais e mais a vida e a permanência do homem no campo, com maior agregação de valor e renda com melhoria na qualidade de vida”, informa Carine Bach, responsável local pelo IDR-PR.

Fonte - Unidade local IDR-PR, Instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater



             



 


Postar um comentário

0 Comentários