Últimas Notícias

Profissionais de RH são fundamentais para estruturação de novo modelo de trabalho


É fato que a covid-19 deixará grandes ensinamentos e mudanças na forma como trabalhamos. Com o home office, onde grande parte dos trabalhadores tiveram que se adaptar da noite para o dia, habilidades como gestão do tempo, uso de tecnologias para otimização do trabalho, comunicação e desenvolvimento emocional são pontos essenciais a serem trabalhados nas equipes.

Diante deste cenário, empresas de todos os portes e ramos precisam se reorganizar. E é aí que o profissional de RH exerce fundamental importância no que diz respeito a novos desenhos de cargos, organogramas, treinamentos e contratação. Para o coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da EAD Unicesumar, Luciano Santana Pereira, a função deste especialista passa a ter não somente um olhar voltado ao processo e gestão, mas, também, comportamental. “Com as empresas se compactando e enxugando cargos, haverá um perfil de mudança no trabalho. O RH precisa entender esse movimento e montar estratégias, fazendo ajustes internos para garantir a sustentabilidade da empresa”, explica Pereira.

O coordenador ainda aponta três razões pela qual o profissional de Recursos Humanos se torna imprescindível:

- Repensar os processos de trabalhos ou redesenho de cargos
Com a virada para o home office de forma repentina, as empresas não estavam preparadas, assim, foi necessária uma reorganização dos fluxos de trabalho, treinamentos, consolidações de avaliações de produtividade, entre outras atividades. Para isso, é necessária uma visão do RH que contribui e estrutura o todos os processos.

- Gestão da mudança
Outra importante função é o acompanhamento no processo de adaptação das pessoas. Saber como os colaboradores estão reagindo, quais comportamentos estão tendo e como conciliam a rotina de trabalho em casa com outras áreas da vida, além de acompanhamento da saúde física e emocional dos trabalhadores.

- Legislação trabalhista
Ocorreram rapidamente muitas mudanças e adaptações no que diz respeito à Legislação Trabalhista, e o RH deve dar conta de compreender e montar estratégias para garantir a aplicação de todas essas novas regulamentações, orientar, juntos aos colaboradores, sobre a transparência no processo e auxiliar na tomada de decisões.

No dia de 3 de junho, próxima quarta-feira, comemora-se o Dia do Profissional de RH. E, para tornar essa data ainda mais especial e incentivar a formação de futuros profissionais, a EAD Unicesumar está oferecendo bolsa de estudo de 40% para novos alunos no curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos.

Para aqueles que já atuam na área ou querem se especializar, a instituição também oferece 40% de desconto para três pós-graduações, são elas: Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Pessoas na Administração Pública; e MBA em Coaching Aplicado à Gestão de Pessoas.

Além disso, a Unicesumar oferece um curso livre gratuito a todos os interessados em conhecer mais da área: Princípios da Gestão de Recursos Humanos – basta acessar o link: https://www.universoead.com.br/curso-livre/principios-da-gestao-de-recursos-humanos. As inscrições são válidas até 03/06/2020.



Postar um comentário

0 Comentários