Últimas Notícias

Peabiru- parceria promoveu proteção de minas com solo cimento



O trabalho da Extensão Rural do Estado Paraná através do IDR - (Iapar-Emater) nas suas ações Técnicas e Sociais cotidianas procura harmonizar o desenvolvimento Agropecuário e os temas Ambientais Preservacionistas e de recuperação da degradação ocorridas por excessos ocorridos por ocasião da abertura de áreas Nativas para explorações econômicas tanto de subsistência como para auferir a agregação de riquezas para Sí e para o Estado.

Dentre as ações com cunho preservacionistas a “Proteção de Minas e Fontes Naturais” tem sido uma das com maior abrangência a nível direto sobre a vida dos beneficiários diretos, que são os consumidores destas fontes de águas diretamente no dia a dia. Onde este processo executado com aporte de verbas públicas, como o programa microbacias do governo de estado e a participação efetiva do poder público através dos extensionistas com apoio das Secretárias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente fazendo chegar a contento essas ações com foco principal naquelas que serão usadas para consumo humano. Com o uso desta técnica denominada de “Solo Cimento” que proporciona o isolamento correto e cria uma situação ímpar que permite que seja feito o tratamento direto da água, com baixo custo e facilidade do processo, podendo ser efetuado de forma recorrente mantendo a qualidade “potável” da água para consumo humano e animal nas propriedades.

Desde o início dos trabalhos até este mês atingiremos um público do meio rural de 97 pessoas diretamente sendo 45% de: crianças, jovens e idosos. Tudo isso protegendo 16 minas individualmente ou agrupadas. Na sequência a Saúde Municipal faz as coletas e análises das águas que serão usadas para consumo humano para garantir a qualidade, o impacto positivo esperado principalmente em época de escassez hídrica com este ano e oferecer água de qualidade e quantidade para as famílias, reduzindo riscos de doenças associadas e assim melhorar a qualidade de vida no meio rural.
           
Fonte – Unidade local IDR- Paraná- Instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater - Fone: 44 3531-2077.







Postar um comentário

0 Comentários